O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalha com a previsão de publicar o edital do concurso para 950 vagas em dezembro, aplicar as provas objetivas até março e convocar os classificados já em abril. Foi isso o que a presidência da autarquia informou à Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), segundo o diretor da entidade, Moacir Lopes, que espera a divulgação do edital até o dia 18 do próximo mês, uma sexta-feira.
“O edital sai em dezembro, e me arrisco a dizer que até o dia 18, pois após isso chegam as datas de fim de ano, e parece que o INSS deseja publicar as normas antes delas. A presidência não informou uma data precisa, garantindo apenas que o edital sairá em dezembro, até porque o prazo limite é o dia 29 desse mês. As provas, segundo eles, ocorrerão pelo menos 60 dias após a publicação do edital, podendo acontecer, portanto, em fevereiro ou março. Eles dizem ainda que pretendem convocar os aprovados imediatamente, possivelmente já em abril”, destacou. Uma fonte ligada ao INSS também informou que o edital está mesmo programado para sair na segunda quinzena de dezembro, porém não precisou uma data.
O sindicalista revelou ainda que o INSS deve solicitar o adicional de 50% das vagas, apesar da crise econômica que vive o país, o que representará aumento das chances de convocação dos aprovados. De acordo com Moacir, a presidência está consciente da grande necessidade de pessoal em todas as unidades da Federação, e tentará ao máximo reduzi-las com a seleção. “Em quase todos os concursos, o INSS dobrou a chamada, e a tendência é isso ocorrer novamente, pois o instituto tem feito isso como regra”, justificou.
Moacir Lopes deu ainda informações sobre a distribuição das 950 vagas pelo país: “Eles não passaram muitos detalhes da distribuição das 950 vagas, pois dependem do fim dos concursos de remoção interna, em 27 de novembro. Acredito, inclusive, que essas seleções internas mostram um pouco de como deverá ser o concurso, com vagas em todo o país. Eles adiantaram, porém, que irão priorizar as novas agências do INSS. Haverá uma nova reunião da categoria com a presidência nesta terça-feira, dia 10, e seguimos cobrando o concurso”, declarou.