quarta-feira, janeiro 8, 2025
spot_img
HomeDestaque1ª MOSTRA CULTURAL DE INGÁ

1ª MOSTRA CULTURAL DE INGÁ

Evento inserido na programação de aniversário da cidade

Como parte integrante da programação de comemoração de aniversário do município de Ingá, foi realizado na noite da última sexta-feira, a 1ª MOSTRA CULTURAL DE INGÁ.

DSC_0090

O evento cultural envolveu todas as escolas do município e foi idealizado pela Coordenadora do EJA (Educação de Jovens e Adultos) tendo o apoio da SME, secretaria municipal de educação, APNEI, gestores escolar, professores e intensa participação dos alunos, dentro do contexto dos projetos: POR UM MUNICÍPIO ALFABETIZADO e MINHA TERRA TEM HISTÓRIA.

O eletricista artista Djalma Belo, convocou a mesa em versos
O eletricista artista Djalma Belo, convocou a mesa em versos

Contou com a a presença do vice-prefeito Mendonça e sua esposa, da secretária de educação, Adjane Valeriano, demais secretários do município e vereadores Luis de Duca e Marrinho.

DSC_0098

A 1ª MOSTRA consistiu na apresentação dos trabalhos realizados por cada escola, através de pesquisas, entrevistas e resgate da histórias dos bairros e comunidades onde as escolas estão localizadas.

Estudantes do EJA e pessoas do povo contavam suas experiências
Estudantes do EJA e pessoas do povo contavam suas experiências

Projeto muito interessante, pois costumeiramente os moradores de Ingá tem apenas uma visão geral sobre o município, tendo como principal referencial o nome indígena, que significa cheio d’água, a árvore ingazeira, e nos remete sempre a associar a Pedra Lavrada. No entanto, alunos e professores nos apresentou histórias específicas de cada bairro, comunidade e seus hábitos e costumes antigos, através de slides, fotos históricas, vídeos, representações e e depoimentos.

Professor e historiador Alexandre, deu uma verdadeira aula sobre o "Mata Nego", na época da escravidão
O professor e historiador Alexandre, deu uma verdadeira aula sobre o “Mata Nego”, na época da escravidão

Histórias do Mata Nego que tem uma estreita relação com o personagem que leva o nome da rua Ludovico de Melo Azedo e o regime de escravidão. Batente de Pedra e seu processo histórico, moradores antigos e atuais. A época do ouro branco (algodão) que tem forte ligação com o bairro da estação, a história da APNEI, enfim, diversas momentos históricos que marcaram a trajetória dos 173 anos do município de Ingá.

Coordenadora da mostra, professora Geane
Coordenadora da mostra, professora Geane

Os trabalhos apresentados são dignos de elogios, pelo resgate do processo histórico e de detalhes esquecidos pelo tempo. Realmente estão de parabéns pela bela iniciativa

VEJAM NA GALERIA DE FOTOS OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA 1ª MOSTRA CULTURAL.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress