sábado, abril 20, 2024
spot_img
HomeDestaqueÁguas da transposição chegam dia 20 de abril e racionamento deve ser...

Águas da transposição chegam dia 20 de abril e racionamento deve ser suspenso

A água da Transposição do Rio São Francisco já tem data para desaguar no Açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão), em Campina Grande. De acordo com o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, as cidades abastecidas pelo manancial já terão água do Rio São Francisco no 20 de abril.

Durante uma reunião técnica com o ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o secretário informou, que a contar do próximo dia 6 de março, data marcada para inauguração das obras do Eixo Leste da transposição, em Monteiro, as águas estarão chegando em Boqueirão em 45 dias.

“Serão inauguradas quatro estações elevatórias e, em Monteiro, duas bombas vão começar a lançar 13 metros de água por segundo no canal que levará a água do São Francisco para o Açude de Camalaú, depois para Poções e, após 45 dias, chegar a Boqueirão”, disse.

Suspensão do racionamento em Campina

Na reunião técnica, ocorrida nas dependências da Promotoria de Justiça de Monteiro, os representantes da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) também informaram que, assim que a água chegar em Boqueirão, o racionamento de água nos finais de semana na região de Campina Grande deverá ser suspenso de imediato.

“Esta é uma obra de um país, de uma gente, que vai mudar a realidade da Paraíba e do Nordeste”, destacou o procurador-geral Bertrand Asfora, ressaltando: “O Ministério Público está engajado nessa luta, acompanhando as obras complementares de nossa responsabilidade e a Paraíba estará preparada para receber as águas”.

Participaram do encontro com o secretário nacional representantes de prefeituras, da Cagepa, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). “Esta é uma semana decisiva e o Ministério Público está com a disposição de intensificar sua presença na região de Monteiro, até esta água chegar”, disse Bertrand Asfora, agradecendo à presença do secretário nacional e de sua equipe de técnicos em Monteiro.

Após a reunião em Monteiro, a comitiva do secretário nacional e os integrantes do Comitê da Crise Hídrica do MPPB fizeram uma visita em Custódia, Pernambuco, onde foram ligadas o bombeamento de água da Elevatória 4 para a Elevatória 5. Em três dias, a água já estará em Sertânia (PE) e no dia 5 de março, na divisa com a Paraíba. No dia 6, as águas do rio entram em Monteiro.

Blog do Gordinho

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress