A Câmara Municipal de Ingá realizou, na noite desta quarta-feira (3), a sua 15ª Sessão Ordinária do ano, conduzida pela presidente Rosa Cristina Nunes Ferreira. Na pauta, os vereadores apreciaram e aprovaram importantes requerimentos, moções de pesar e dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo.
Requerimentos aprovados
-
Requerimento nº 73/2025 – de autoria da vereadora Maria Jete Pereira do Nascimento Santos, solicitando a implantação de um Posto de Saúde da Família (PSF) na comunidade Raspadinha, beneficiando também os moradores da Cachoeirinha.
-
Requerimento nº 74/2025 – também apresentado pela vereadora Maria Jete, pedindo a instalação de uma parada de ônibus na comunidade Cutias III e a colocação de placas de identificação em Cutias I e III.
-
Requerimento nº 75/2025 – de autoria da vereadora Daniela da Silva Oliveira Regis, propondo a contratação de profissional de saúde para acompanhar pacientes em viagens intermunicipais destinadas a consultas, exames e procedimentos médicos.
-
Requerimento nº 78/2025 – apresentado pelo vereador Fábio Vinícius Bacalhau de Oliveira, solicitando ação de fumacê no município para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Projetos de Lei em pauta
-
Projeto de Lei nº 19/2025 – de autoria do Poder Executivo, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 153.752,92 para fomentar a cultura local, em consonância com a Lei Federal nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
-
Projeto de Lei nº 20/2025 – também do Executivo, autorizando a contrapartida financeira necessária para a construção de 12 unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda do município.
Moções de pesar
-
Moção nº 05/2025 – de autoria do vereador Fábio Vinícius Bacalhau, em homenagem póstuma a Dona Antônia Maria de Sousa França (Dona Toinha), professora e cidadã respeitada do município.
-
Moção nº 06/2025 – apresentada pela vereadora Daniela da Silva Oliveira Regis, em memória de Maria Vicente Silvério (Dona Nevinha), figura querida e de grande importância para sua comunidade.
Todos os requerimentos, projetos e moções foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares presentes.
A sessão também contou com o uso da tribuna por vereadores e pela professora Rosemary Ramos, que destacou a participação da Escola Estadual Professor Rangel na Olimpíada Nacional de Lançamento de Foguetes, que acontecerá no Rio de Janeiro, onde três equipes da instituição representarão o município e o estado da Paraíba.
Confira a íntegra da sessão.