quinta-feira, janeiro 9, 2025
spot_img
HomeDestaqueCâmara de Ingá aprova projeto que libera o uso dos ônibus "amarelinho"...

Câmara de Ingá aprova projeto que libera o uso dos ônibus “amarelinho” pelos universitários

Projeto de Lei enviado pelo Prefeito Manoel da Lenha

O prefeito Manoel da Lenha enviou para apreciação da Câmara Municipal de Ingá, o Projeto de Lei 026/2013, que dispõe sobre transporte escolar dos estudantes do ensino superior.

081120135675

O transporte de estudantes universitários sempre existiu nas gestões do município, porém eram feitos por ônibus contratados pela prefeitura e havia dificuldades de justificar ao Tribunal de contas, uma vez que não havia lei regulamentando o serviço.

Com a liberação por parte do governo federal em usar os ônibus escolares chamados “amarelinhos’, havia necessidade das prefeitura se adequarem para prestarem o serviço de forma legal. 

Como a frota própria da prefeitura de Ingá tem aumentado, o transporte dos estudantes universitário poderá ser feito pelos amarelinhos, desde que não cause descontinuidade no transporte do ensino básico.

Os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade dos votos.

page

PRINCIPAIS TEMAS DEBATIDOS PELA CÂMARA NESTA SEXTA-FEIRA 08/11

O PROJETO 026/2013.

Marcelo Aragão falou da importância do projeto que libera os amarelinhos para o transporte dos universitários para Campina Grande, pois em alguns momentos os estudantes sofrem a noite, tendo de gastar do próprio bolso para não perder aulas. Dimas enfatizou a questão da legalização e regulamentação do uso, facilitando a gestão junto ao Tribunal de Contas. Marrinho Falou sobre a frota de ônibus atual da prefeitura que tem aumentado com as parcerias do governo federal e estadual, que dará para atender as necessidades dos estudantes. Jailton do Sindicato lembrou que o MEC não destina verba para este fim e que as prefeituras sempre deram assistência aos universitários com recursos próprios, sendo o transporte gratuito para todos os universitários. Dedé Lavandeira parabenizou o prefeito Manoel da Lenha pela iniciativa, bem como a secretária de educação Adjane, que também já viajou muito nos ônibus escolares para Campina Grande. Dedé também lembrou que este era o desejo da Secretária desde a gestão anterior quando de sua rápida passagem pela secretaria de educação, mas infelizmente não foi possível.

O CRESCIMENTO DA CIDADE DE INGÁ

Marcelo Aragão enalteceu o momento de crescimento que passa o Ingá, mais notadamente no setor comercial, verticalização das edificações e conjuntos habitacionais, além da população que está bem perto dos 20 mil habitantes. Jailton afirmou que o crescimento da cidade é fruto de investimentos públicos e privados, e que Ingá é mais velho que Campina Grande, porém Campina se desenvolveu mais durante a história por motivos políticos, econômicos e sobretudo geográfico por ser um ponto intermediário entre o litoral e sertão, com destaque para os tropeiros da borborema. Jailton ainda fez referencia a história de uma mulher muito bonita que viveu no Ingá nos tempos antigos, por nome Maria e que um grande e importante político teve um relacionamento com ela, surgindo assim a nome Maringá, uma junção das palavras Maria e Ingá. Jailton ainda informou que Ingá voltando a atingir os 20 mil habitantes poderá pleitear junto ao governo federal, uma agência do INSS passando a ser município polo da região também nesta área  Dimas também falou sobre o crescimento recente de Ingá e indagou se esse crescimento estava respeitando aos critérios de acessibilidade. Marrinho enalteceu também o crescimento de Ingá, afirmando que isto é fruto de uma gestão diferenciada do prefeito Manoel da Lenha, que é reconhecida em outras regiões e municípios, e faz com que empresas e comerciantes venham investir aqui.

ANIVERSÁRIO DE INGÁ

Todos os vereadores que usaram da tribuna parabenizaram Ingá pela passagem de seu aniversário de 173 anos emancipação política. O vereador Marcelo indagou e cobrou a presença dos políticos de expressão estadual e nacional nas comemorações do aniversário de Ingá, lembrando que quando for em época de eleição eles estarão aqui pedindo votos. Dimas reconheceu a falta de autoridades do estado na festa, mas enalteceu a brilhante festa preparada pela equipe da gestão do prefeito Manoel da Lenha. Marrinho destacou a festa do aniversário de Ingá deste ano como a maior já realizada na cidade, com uma programação de atividades esportivas, religiosa e culturais, com intensa participação das autoridades do município, secretários, vereadores e o povo, numa festa completa nunca vista antes no município.

page

SALÁRIOS ATRASADOS E GRATIFICAÇÕES

O vereador Vinícius Bacalhau tocou na questão dos salários atrasados dos funcionários do município do final do ano de 2012, embora saiba que a culpa não é da gestão atual, mas pediu a união dos vereadores para que solicitem ao prefeito Manoel da Lenha para que pague estes atrasados, uma vez que houve um acordo perante o Ministério Público, bem como solicitou a inserção de gratificações de insalubridade para garis e técnicos de enfermagem. Marcelo também cobrou o pagamento dos salários atrasados. Jailton acompanhou os colegas e solicitou, e espera, que a prefeitura pague os salários atrasado, bem como seja resolvida a questão do PASEP, e crê que isto será possível agora no mês de dezembro, uma vez que a prefeitura está passando por um processo e enxugamento da folha, e justificou o não pagamento até agora dos salários devido a queda livre do FPM.

BLOGS DA CIDADE

Os vereadores enalteceram também o trabalho dos Blogs da cidade, e agradeceram a presença do Inga-Cidadão elogiando sua atuação perante os principais eventos da cidade, e que são leitores assíduos deste conceituado site de notícias locais e da região. Assim como o Blog do Vavá da Luz que leva informações de Ingá para todos os recantos. Dimas também elogiou a atuação dos blogs e sites da cidade, fazendo apenas uma ressalva quanto ao Blog do Vavá da Luz que discorda de como certas coisas são colocadas, mas faz parte de suas características, no entanto entende e respeita.

NOVEMBRO AZUL

Marcelo lembrou aos colegas vereadores e plenária da chegada do novembro azul, que destaca a importância da prevenção do câncer de próstata e convocou os homens a fazer os exames necessários, inclusive o toque. Neste sentido, Marcelo reforçou o apelo para que a secretaria de saúde contrate um médico urologista para o município e a necessidade de um profissional de enfermagem plantonista em cada unidade de saúde.

BARRAGEM DE SERRA VELHA

Dimas falou da importância da construção de uma barragem na região de Serra Velha e parabenizou Saulo Burity pelo seu trabalho e solicitou sua presença na câmara municipal, para que ele faça uma explanação sobre o assunto e demandas do município junto aos governos do estado e união.

SECRETÁRIO DE TURISMO

Vinicius solicitou à mesa a possibilidade de realizar uma sessão especial com o secretário de turismo, Vavá da Luz, para que ele mostre o que já fez, está fazendo e fará na sua pasta na atual gestão. Marcelo concordou com a proposta de Vinícius e afirmou que tira o chapéu para o bom trabalho executado pelo secretário de turismo Vavá da Luz. Dimas também parabenizou o secretário pela atuação, porém lembrou que é necessário que se divulgue as parcerias que estão sendo feitas com o governo do Estado.

ENCERRAMENTO DA SESSÃO

Gedeilson preside a sessão e Murilo usa a tribuna. Alex assumiu a mesa em substituição a Dedé que precisou sair mais cedo
Gedeilson preside a sessão e Murilo usa a tribuna. Alex assumiu a mesa em substituição a Dedé que precisou sair mais cedo

O vereador Gedeilson assumiu a presidência e o vereador Murilo foi a tribuna para falar que concorda que seja solicitado a secretaria de saúde a contratação de um médico urologista. Murilo destacou o trabalho da bancada de vereadores nesta atual gestão legislativa, onde todos participam com bons propósitos. Parabenizou Dimas pela inciativa de lançar sua pré-candidatura a deputado estadual, e que não poderia apoiá-lo poque tem um firme compromisso com o prefeito Manoel da Lenha, mas desde já emprenha seu apoio moral. Murilo lamentou que algumas cidades vizinhas como Riachão do Bacamarte se encontra com os salários atrasados por três meses e enalteceu a gestão ingaense por pagar em dia. Afirmou ainda que o prefeito Manoel da Lenha tem trabalhado muito pela cidade  e realizou a melhor festa de aniversário que o Ingá já teve. Murilo encerrou convocando todos a participarem do novembro azul, e convidou em especial o vereador Luis de Duca para ser exemplo do exame do toque, como forma de conscientizar a população. O presidente em substituição, Gedeilson, encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e convidando para sexta-feira, daqui a quinze dias, em razão do feirado da próxima sexta, 15 de novembro.

INGÁ-CIDADÃO.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress