Diversos projetos, resoluções e requerimentos foram postos em discussão e votação na Câmara Municipal de Riachão do Bacamarte. O principal deles trata da contratação de pessoal emergencialmente pelo período de 12 meses, sobretudo nas áreas de educação e saúde.
VEREADORA LOURDINHA VÊ INCOERÊNCIA
A vereadora Lourdinha (PROS) se manifestou contra o projeto tendo visto incoerência com a situação atual diante do decreto municipal de calamidade financeira por 90 dias, e antes do prazo terminar envia um projeto de contratação por tempo determinado. Lourdinha alegou ser favorável a concurso público e se posicionou contra o projeto.
PROJETO VISA LEGALIZAR CONTRATAÇÕES AO FIM DO PERÍODO DE CALAMIDADE FINANCEIRA
Em defesa do projeto, o vereador Marcelo França (PSB) se posicionou favorável e justificou o envio do projeto como correto, uma vez que faltam poucos dias para conclusão do período de calamidade financeira decretada. Na defesa do projeto também se posicionou o vereador Gabriel do Sindicato (PT) e estranhou só agora a preocupação da vereadora Lourdinha sobre concurso público, o que levou a réplica da vereadora tendo esta respondido que sempre, em todos os seus mandatos, se preocupou e defendeu concurso público.
APROVADO
Colocado em votação pela presidente Zulânia Cabral, o projeto foi votado apesentando o resultado de 6 votos favoráveis e 1 contra. Outro projeto aprovado por unanimidade diz respeito a obrigação de motoqueiros retirarem os capacetes quando ingressarem em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.
Dois requerimentos foram aprovados por unanimidade: Um do vereador Marcelo que pede que seja feito o esgotamento sanitários de ruas do centro da cidade e do bairro da Bela Vista. E o requerimento do vereador Marco Enfermeiro (PSD) para que seja disponibilizado ao povo remédios de uso contínuo na Secretaria de Saúde.
REPRESENTANTES DE SERRA RAJADA DISCUTEM SOBRE VEÍCULO À DISPOSIÇÃO DO POVO
Outra calorosa discussão ocorreu entre os vereadores Gabriel (PT) e Léo (PSB), representantes de Serra Rajada, nos apartes concedidos na fala da presidente tendo como motivo o pedido de um automóvel que fique à disposição da população em Serra Rajada para atender pessoas enfermas.
PRESIDENTE ZULÂNIA ELOGIA PROMOTORA DE JUSTIÇA
A presidente ZuLânia Cabral (PMDB) finalizou a sessão elogiando a iniciativa da promotora de justiça, Dra. Claudia Cabral Cavalcante, de apresentar o PAS (Plano de Ação de Segurança) que adota diversas medidas preventivas, dentre elas a aprovada na presente sessão que obriga motoqueiro a retirar o capacete quando estiverem sendo atendidos em postos de gasolina, pontos comerciais e órgãos públicos.
Inga Cidadao