O ex-vereador Cipó deixou o grupo de Edilson Rodrigues e passou a integrar o bloco oposicionista, que reúne diversas lideranças locais. Entre os nomes estão Nego dos Transportes, ex-presidente da Câmara Municipal e segundo colocado na disputa pela prefeitura em 2024; Júnior Drzinho, que ficou em terceiro lugar em 2024 e também disputou em 2020; Ronaldo de Zana, representando sua esposa Zana, candidata a vereadora nas duas últimas eleições; e Diógenes Félix, representando a vereadora Walbenia Félix. O bloco também conta com o articulador político Newton Freitas, Antônio da Lua, Alex do Social, Cipózinho (filho de Cipó) e o ex-vereador Augusto Policial.
O grupo já anunciou seus apoios para as eleições de 2026: Tanilson Soares como pré-candidato a deputado estadual e Murilo Galdino como pré-candidato a deputado federal.
Atualmente, o cenário político de Ingá se organiza em quatro frentes principais:
• Grupo governista, ligado ao atual prefeito Jan de Manoel da Lenha;
• Grupo de Edilson Rodrigues, ex-candidato a prefeito e ex-candidato a vice-prefeito;
• Bloco oposicionista, que agora conta com Cipó, Nego dos Transportes, Júnior Drzinho, Zana (representada por Ronaldo) e outras lideranças;
• Grupo do ex-prefeito Robério Burity, que apoia Diego Tavares para deputado estadual e Dr. Damião para deputado federal.
A movimentação política evidencia articulações e disputas que começam a se desenhar para as eleições de 2026, com os grupos buscando fortalecer suas bases e ampliar apoios no município.