terça-feira, novembro 26, 2024
spot_img
HomeGeralColuna de RochaColuna de Rocha:CORRUPÇÃO ZERO, JÁ!

Coluna de Rocha:CORRUPÇÃO ZERO, JÁ!

Quando alguém rouba uma carteira, um celular, um carro, está roubando de uma pessoa apenas e merece ser punido de acordo com as leis. Quando um político, agente público ou empresário rouba o dinheiro do povo, ele está roubando de uma só vez, 190 milhões de pessoas que trabalham, produzem e, querendo ou não, pagam os altos impostos, esperando vê-los revertidos em benefícios para o país e seu povo, de forma que o corrupto deveria responder pelo que roubou tendo a sua pena aumentada 190 milhões de vezes.A tecnologia, com o cruzamento de informações, tem cada vez mais contribuído para a detecção de improbidades e para a descoberta de roubos milionários e, ao mesmo tempo, tem inibido a compulsão de políticos e empresários a fazerem mau uso do dinheiro público, porque já não está tão fácil como era, aplicar dinheiro sujo, sem declarar sua procedência; as brechas estão se fechando tanto para que se roube, quanto para que se esconda e este, entre outros, é um dos fatores que ajudarão o Brasil a tornar-se o maravilhoso país que sempre foi, mas a corrupção não deixava. Já foi levantada a proposta de tornar corrupção um crime hediondo. Na verdade ela é bem mais do que hedionda; é odiosa, cruel, mas ainda não é considerada um crime grave e raramente é satisfatoriamente punida pela justiça, porque as leis abrem brechas e quem rouba muito, pode pagar advogados especialistas em alargá-las. Mas, a exposição dos corruptos leva o povo a rejeitá-los, o que já é alguma coisa. A Paraíba já excluiu da política, nomes fortes que apareceram na mídia nacional, envergonhando o estado.

Aliadas à tecnologia, algumas leis têm surgido para darem mais confiança e esperanças ao povo. A última, cuja validade teve início em 16 de maio, é uma mão na roda e se o cidadão souber usá-la, vai dar muita dor de cabeça pra quem não faz a coisa certa, porque ela garante a todo e qualquer cidadão, o direito de pedir de todos os órgãos públicos, incluindo legislativo e judiciário, em todos os níveis, o direito de pedir esclarecimentos a cerca de qualquer movimentação financeira, sem que precise sequer, dizer o motivo do seu questionamento e a resposta lhe deverá ser dada no prazo máximo de 30 dias. A solicitação poderá ser feita de forma direta ou através da internet, em site específico para este serviço. Baseando-nos na máxima de quem não deve, não teme, podemos crer que a ausência das informações ou a sua simples negativa colocam os questionados na condição de fortes suspeitos.

É óbvio que ideia da CORRUPÇÃO-ZERO no Brasil é utópica e chega a ser tola, porque isto nunca existiu nem vai existir em lugar nenhum do mundo, mas a política vicia e, para o político, principalmente, o risco de ser expulso da corruptolândia, ainda que seja pelo povo, nas urnas, pra ele, é o terror.

Cabe agora ao povo e a cada cidadão, fazer valer o seu direito de saber, sempre que tiver dúvidas, o que estão fazendo com o seu dinheiro, até mesmo, antes de acusar alguém de roubo.

Avante Brasil! É chegada a hora de darmos uma chance à honestidade, porque, se errarmos e jogarmos lixo nas urnas, a nova lei está aí para reciclar e impedi-lo de poluir o erário…

 

 

 

LEIA A  COLUNA DE ROCHA, TODA SEXTA, NO

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress