A Comarca de Ingá inaugurou, nesta quinta-feira (11), a Sala de Depoimento Especial e Amamentação do Fórum local. A entrega foi realizada pela juíza diretora do Fórum, Dra. Isabelle Braga Guimarães de Melo, e representa um importante avanço na proteção e acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.
O novo espaço foi cuidadosamente planejado para proporcionar um ambiente mais humanizado durante a coleta de depoimentos em casos de violência e abusos, reduzindo possíveis traumas e garantindo mais segurança no atendimento. A sala recebeu o nome de Avani dos Santos Lima, jovem de 13 anos, vítima de violência sexual, assassinada em 13 de abril de 1998, na zona rural de Serra Redonda — um crime que marcou profundamente a região. A homenagem reforça o compromisso do Judiciário com a memória da vítima e a defesa da infância e juventude.
A cerimônia contou com a presença da juíza da 1ª Vara, Dra. Rafaela Pereira Toni Coutinho, promotoria de justiça, delegacia de polícia civil, de servidores do Judiciário e da gerente do Fórum de Ingá, Sra. Rosângela Mendonça de Andrade Morais, que também participou do processo de organização da nova sala e do evento.
Prestigiaram ainda os prefeitos de Ingá, Itatuba, Serra Redonda e Riachão do Bacamarte, acompanhados das primeiras-damas, que contribuíram com doações de equipamentos e itens de ambientação para a formação da sala.

A família da homenageada esteve representada por sua mãe, Sra. Severina José dos Santos, que participou da solenidade.
A criação da Sala de Depoimento Especial e Amamentação reafirma o compromisso da Comarca de Ingá com políticas de acolhimento, humanização e proteção às vítimas, especialmente às mais vulneráveis.



