Por ocasião da sessão da Câmara Municipal de Ingá para debater sobre o combate ao Aedes Aegipty, o secretário de saúde Biu Tió a presentou um instrumento simples confeccionado a custo zero e que realmente funciona. Trata-se de um artefato denominado de ARAPUCA DE MOSQUITO feito de material descartável, fundo e boca de garrafas pet, uma pequena tela instalada na boca invertida da garrafa, onde é colocada água limpa para atrair os mosquitos que põem seus ovos, posteriormente eclodem formando larvas que se transformam em mosquitos, mas ficam presos sem saída no fundo da armadilha.
Por sua simplicidade a arapuca pode gerar menosprezo por alguns, mas o secretário afirmou que realmente funciona, uma vez já testou seu uso em sua residência com ótimos resultados e poderá ser uma das armas na guerra contra o mosquito transmissor de doenças que está se transformando numa verdadeira epidemia.
O presidente da câmara, Dedé Lavandeira, destacou a importância do uso desta arapuca, uma vez que, cada mosquito preso diminui a chance de infestar cerca de 400 pessoas, segundo a explanação de Iure Félix em sua apresentação.
Logicamente todos os cuidados recomendados para evitar e abater os criadouros devem continuar sendo feitas no dia a dia. A arapuca é apenas mais uma aliada na guerra.
Os interessados em conhecer como é feito e como funciona a ARAPUCA DE MOSQUITO deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Ingá.