sexta-feira, outubro 18, 2024
spot_img
HomeDestaqueIngá: Dois anos sem ponte

Ingá: Dois anos sem ponte

Veja como está a atual situação da obra

Neste dia 17 de julho fez aniversário de  dois anos da calamidade pública que o Ingá e região passou. Além do centro da cidade e bairros ribeirinhos inundados, a ponte de Várzea Nova foi atingida por um enorme tronco de árvore que veio boiando pelo  leito do rio transbordado. As cabeceiras e o vão central da ponte foram fortemente atingidas, de forma que impediu o tráfego de veículos causando sérios prejuízos ao município de Ingá e região, que ficou parcialmente isolada.

A situação se agravou com a continuidade das chuvas, transformando o caminho alternativo por Bacamarte num grande lamaçal.

O empresário itatubense Valeriano protestou com seus caminhões, que travou o centro da cidade e forçou a vinda de representantes do governo, DER, Ministério Público e prefeitos. O problema foi parcialmente resolvido.

Depois, liderado pelos taxistas, a comunidade protestou e fechou a BR 230, o que ocasionou por parte do governo do Estado a construção de um desvio ao lado da ponde para o escoamento do tráfego, enquanto se procedia os estudos e licitações para reconstrução da ponte.

Em maio de 2012 teve início a obra de reconstrução cujo projeto contava com o macaqueamento da ponte. Após a posse dos novos gestores municipais em 2013, o prefeito Manoel da Lenha em duas ocasiões, cobrou do governador uma solução definitiva para a ponte de Ingá. A obra seguiu lentamente até praticamente parar em abril deste ano, ocasião em que o governador Ricardo Coutinho informou sobre a não transferência da segunda parcela dos recursos do governo federal, oriundo da emergência de 2011. Sanado este problema, a obra passou por uma reavaliação do projeto. Momento em que, no embalo dos protestos que atingiram todo o Brasil, jovens ingaenses fizeram uma caminhada de protesto e fecharam a BR 230 por quase duas horas, causando um gigantesco congestionamento. Com a chegada dos equipamentos, a obra foi retomada.

Processo de reforço dos pilares para substituição definitiva dos calços
Vão da ponte já nivelado. Segue o processo de reforço dos pilares para substituição definitiva dos calços mecânicos

Após a conclusão das obras de base, como o reforço dos pilares e construção de um grande boeiro, chegaram os equipamentos para o macaqueamento da ponte, que também já foi feito.

Nova ferragem já fixada na base reforçará a estrutura
Nova ferragem já fixada na base reforçará a estrutura dos pilares centrais

Atualmente, a obra está na fase de colocação das ferragens de reforço dos pilares para novo concretamento, bem como picotamento de toda estrutura da ponte para novo emboço, concluindo com a reconstrução das cabeceiras, construção de muro de arrimo, proteção lateral e reconstrução das cabeceiras.

Andaimes para facilitar o trabalho dos operários no picoteamento
Andaimes para facilitar o trabalho dos operários no picoteamento
Detalhes do projeto de ferragens utilizada na ponte.
Detalhes do projeto de ferragens utilizada na ponte. O formato triangular dará lugar a um arco mais longo

Segundo informações do encarregado, Sr. Bareta, e do engenheiro, José  Américo, a estrutura de ferragem da ponte antiga encontra-se em pereito estado, sendo amplamente reforçada na nova estrutura.

INGA-CIDADÃO

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress