Lei Seca foi o tema da redação
Neste final de semana, 26 e 27 de outubro foram aplicadas as provas do ENEM em todo o Brasil. Cerca de 7 milhões de estudantes estão concorrendo a milhares de vagas oferecidas em mais de 500 instituições de ensino superior no país.
Ingá é uma cidade pólo, que recebeu neste final de semana, centenas de estudantes de municípios vizinhos, Itatuba, Serra Redonda e Riachão do Bacamarte. Muitos vieram em carros trazidos por familiares, outros de moto, mas a maioria veio de ônibus escolares oferecidos pelas prefeituras.
A cidade registrou um intenso movimento de estudantes que se deslocavam em direção as 6 escolas onde estavam sendo aplicadas as provas. Sendo duas particulares, CESE e CEMES; três escolas públicas estadual, Rangel, Abel da Silva e Luis Gonzaga Burity; e uma escola pública municipal, Major José Barbosa Monteiro.
Vendedores ambulantes aproveitaram o movimentos nas portas das escolas para oferecer a venda de lanches, bombons e canetas pretas adotadas pelo ENEM.
Alguns estudantes distraídos chegaram atrasados nas escolas e perderam a prova, em razão de confundir-se com o horário de Brasília, que adota o horário de verão. Outros esqueceram os documentos e retornaram para buscá-los, porém deram de cara com os portões já fechados a partir de meio dia, horário local.
A maioria dos alunos gostou do tema escolhido para a redação, a lei seca. Porém, reclamam da grande quantidade de questões a resolver num mesmo dia de provas.
A aplicação das provas transcorreu num clima de tranquilidade sendo monitorado a a todo instante pela Polícia Militar. As ocorrências foram apenas de reclamação de barulho sonoro nas imediações das escolas, o que foi prontamente sanado pelo vigilante trabalho da polícia, que também escoltou a entrega e recebimento dos malotes contendo as provas.
A Coordenação Municipal não está autorizada a prestar informações à imprensa, no entanto, pela quantidade de escolas locadas pelo ENEM, estima-se que mais de mil alunos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, na região de Ingá.
Segundo informações veiculadas na imprensa nacional, o gabarito oficial será divulgado na quarta-feira, e o resultado do ENEM em janeiro de 2014. A abstenção ficou em torno de 29% em todo o país.
INGA-CIDADÃO