sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
HomeDestaqueFATOS E FOTOS: DILMA EM ITATUBA

FATOS E FOTOS: DILMA EM ITATUBA

Aron dá as boas vindas à Presidente em nome dos prefeitos da região presentes à solenidade.

 

 

 

A Presidente Dilma chegou de helicóptero ao canteiro de obras da Barragem de Acauã no município de Itatuba por volta da 16:15 hs. O povo já esperava e tomava posições desde o povoado no alto até o local da cerimônia às margens do reservatório.

 

Do alto, dava pra conferir a extensão e grandiosidade da obra. Ao fundo, a estrutura montada para receber a Presidente.

O canal em construção segue na direção Ingá/Mogeiro.

O povo foi chegando através dos ônibus fretados pelas prefeituras, carros particulares e motos.

O prefeito Manoel da Lenha foi convidado para o local destinado às autoridades. O vice Mendonça também esteve presente.

Os vereadores Luis de Duca, Dimas Campos, Murilo, Presidente da Câmara, bem como o vereador Gedeilson compareceram ao evento.

Após a formação da mesa pelo cerimonial, o Prefeito de Itatuba Aron foi convidado para abrir o evento falando em nome dos demais prefeitos presentes, inclusive Luciano Cartaxo de João Pessoa e Romero Rodrigues da Campina Grande.

Em seu discurso, Aron agradeceu à Presidente Dilma pela honra da presença no município de Itatuba e também pela importante obra para toda a Paraíba. Aron comparou Dilma à mulher guerreira e batalhadora nordestina, sendo muito aplaudido pela plateia, em sua maioria formada por itatubenses.

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, falou em seguida proferindo um discurso didático e bem elaborado relacionando todas as ações do governo, destacando a preocupação da Presidente Dilma com a situação da seca que assola o semiárido nordestino, tendo reunido todo os ministros envolvidos diretamente com o problema, em diversas ocasiões, desde o primeiro semestre do ano passado, e que vem tomando medidas para amenizar o sofrimento do povo nordestino.

Devido ao dia abafado por nuvens e forte calor, as autoridades suavam a roupa em bicas.

Em suas palavras o governador Ricardo Coutinho, destacou que embora seja a primeira visita de Dilma à Paraíba, ela já esteve presente anteriormente não fisicamente, mas em diversas ações de governo com destaque para a presente obra do canal Acauã/Araçagi que grande parte dela estará pronta em 2014, e que será interligada com o canal do eixo leste oriundo do rio São Francisco. Ricardo falou que o nordeste precisa de obras estruturantes que resolvam de vez o problema da falta d’água.

A Presidente Dilma, pediu licença para quebrar o protocolo e começou o discurso cumprimentando os operários da obra ali presentes. Em seguida chamou atenção da imprensa para uma faixa trazida pela povo em que se lia: DILMA, ME CHAMA QUE EU VOU. Dilma respondeu: “PARAÍBA, ME CHAMA QUE EU VENHO”. A presidente se referiu também ao prefeito Aron, desejando sucesso em sua administração e agradeceu pela comparação com a mulher nordestina, “o que muito lhe honrou”, disse ela. Dilma fez referencias as posições históricas e corajosas da Paraíba na história brasileira, quando ao lado do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, enfrentou os poderosos da política do café com leite, inciando a revolução de 30, fato imortalizado em usa bandeira com a palavra NÉGO. Dilma parabenizou o governador Ricardo Coutinho pela seriedade e ritmo dado às obras em parceria com o governo federal, em especial esta do canal Acauã/Araçagi que no futuro será interligada com a transposição do Rio São Francisco. Dilma lembrou que além das obras estruturante o governo não ficou nem ficará de braços cruzados esperando as obras ficarem prontas, paralelamente a isto, várias ações vem sendo desencadeadas para amenizar o sofrimento do povo do semiárido, como a assistência dos carros-pipa feita pelo exército, o programa de construção de cisternas, o prolongamento do seguro safra, o refinanciamento das dívidas agrícolas e oferta de crédito novo para reposição do rebanho.

Dilma agradeceu a presença de todos e finalizou que virá à Paraíba em outras oportunidades, no que foi muito aplaudida.

Um batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas cobriam o evento que ficará na história de Itatuba.

 

VEJA OS DADOS E AMPLITUDE DA OBRA

Integração Nacional assina ordem de serviço para segunda etapa do Canal das Vertentes Litorâneas

 

O empreendimento, que emprega hoje 400 trabalhadores paraibanos, vai beneficiar cerca de 590 mil famílias que vivem na região mais afetada pela estiagem no estado

João Pessoa (PB), 4/3/2013 – A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, visitam nesta segunda-feira (4/3) as obras do Canal das Vertentes Litorâneas, em Itatuba, na Paraíba. Com o governador Ricardo Coutinho, o ministro assina ordem de serviço no valor de R$ 108 milhões para o início das obras da segunda etapa.

O empreendimento, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Governo do Estado, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e tem investimento total de R$ 956 milhões.

Com aproveitamento das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a obra vai garantir o suprimento hídrico para abastecimento e irrigação de 38 municípios paraibanos, beneficiando 590 mil famílias da região. Ao todo, aproximadamente 16 mil hectares de terras para agricultura serão potencializados com os três trechos do empreendimento.

A primeira etapa, com 42,5 km, vai beneficiar os moradores dos municípios de Ingá, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi e Itapororoca.

Os três trechos do Canal das Vertentes Litorâneas, que totalizam 112,5 km, vão transportar vazões de água que variam de 10 m3/s no trecho inicial a 2,5 m3/s no trecho final. O empreendimento contempla nove segmentos de canais, seis trechos em sifões, além de dois túneis e duas galerias de água.

Atualmente, as obras contam com 98 equipamentos e 400 trabalhadores. Para a segunda etapa, a expectativa é de um efetivo de mais 400 pessoas contratadas. As obras do canal foram iniciadas em outubro de 2012 e têm previsão de conclusão para maio de 2015. Este é mais um empreendimento do Governo Federal para aumentar a oferta de água nas regiões mais secas do Nordeste.

Outros exemplos são as obras do Ramal do Agreste e da Adutora do Agreste, também com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nordestinos, que estão em fase de licitação. Quando concluídas, ampliarão o alcance de abastecimento do Projeto de Integração do Rio São Francisco na região agreste do estado de Pernambuco. O Ramal do Agreste vai levar água do Reservatório Barro Branco até o Reservatório Ipojuca para a Adutora do Agreste pernambucano. A Adutora do Agreste vai garantir o abastecimento de água para mais de 2 milhões de habitantes em 68 municípios e 80 localidades.

Projeto de Integração do Rio São Francisco – A maior obra de infraestrutura hídrica do país está em construção e beneficiará mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e tem conclusão prevista para 2015. O Projeto de Integração do Rio São Francisco apresenta 43% de execução e emprega, atualmente, mais de 4.100 trabalhadores.

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress