GENTE QUE FAZ ACIN: ENTREVISTA ROSÂNGELA DA ALPARGATAS

Rosângela Pereira de Oliveira, cidadã pernambucana, 31 anos, casada com Josivaldo e mora no bairro Belo Vista II. Sua família morou em muitos estados do país por causa do trabalho de seu pai  na Queiroz Galvão e foi devido à transferência dele de Recife para Ingá na execução da obra no trecho entre Ingá a Serra Redonda e Itatuba que sua família se fixou no Ingá, há 21 anos. Dos oito irmãos, cinco se casaram com pessoas de Ingá. Iniciou sua formação acadêmica no ensino fundamental e médio em escolas públicas estaduais (Abel da Silva e Luiz Gonzaga Burity), posteriormente concluiu o curso superior de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Trabalha na Alpargatas desde os 15 anos de idade e hoje exerce a função de Supervisora de Produção na Alpargatas de Ingá.

Cristã católica, catequista e faz parte do ECC (Encontro de casais com Cristo), realiza trabalhos voluntários nas comunidades carentes.

Rosângela nos concedeu a seguinte entrevista:

Que tipo de trabalho você faz na área social?

R- Na área religiosa sou catequista de crianças para 1º eucaristia.

Na empresa em que trabalho lidero um grupo de 155 funcionários e todos são voluntários nos programas sociais. O nosso grupo G A S (Grupo de Ação Solidária) atua dentro do projeto da Alpargatas de Funcionário cidadão.

As pessoas vêm pedir ajuda depois de buscarem várias alternativas e não encontrarem solução. Fazemos uma visita à família e investigamos reais situações, depois de constatado a real necessidade da família, saímos em busca de brindes com a empresa em que trabalhamos, comerciantes e cidadãs para nisso fazer uma rifa onde a maioria dos colaboradores vende ou até mesmo compram. Depois de arrecadado o dinheiro compramos parte do material de construção e começamos a batalha de levantar a casa desde o alicerce. Para a mão de obra nas construções  contamos com funcionários, familiares dos beneficiados e pessoas que se contagiam com tamanha obra.

Já são cinco casas construídas pelos funcionários da Alpargatas de Ingá, além de ajuda para exames médicos de pessoas da comunidade ou do trabalho, entrega de colchões, alimentos …

Este trabalho custa muito a vocês?

R- Não!

Só dedicação que no final se torna prazerosa.

 

Quanto tempo você reserva para atividades voluntárias?

R- Sábado e domingo.

Dá para conciliar suas atividades na igreja com trabalho profissional, trabalho voluntário, lazer e família?

R- Sim, pois são realizados em finais de semana e tenho um apoio incondicional de meu esposo que também gosta do trabalho voluntário.

Quando começou?

Na igreja faz 18 anos e como voluntária de ação social faz 10 anos.

O que te move a realizar esse trabalho?

R- Perceber as pessoas felizes e também me sentir útil em ajudá-las sem nada em troca.

Que tipo de recompensa você tem?

R- A maior recompensa que recebo é ter saúde e trabalho e também conseguir motivar outras pessoas a fazerem o mesmo trabalho.

Falamos-te sobre a ACIN, o que espera da associação?

R- Primeiro quero parabenizar a todos idealizadores desse projeto por pensarem diferente numa sociedade tão injusta e egoísta. Espero que esta associação consiga atingir seus objetivos e que possam realizar todos os projetos que sonham e beneficiar pessoas carentes de nossa cidade.

Que mensagem de Natal e Ano novo você quer deixar para os funcionários da fábrica, familiares, amigos e leitores deste site?

R- Não esqueçam que o Natal é o nascimento de Jesus e que ele possa nascer em nossos corações e que 2012 seja de saúde e trabalho, pois para todo o resto conseguimos através desses desejados.

Dizer para minha EQUIPE na Alpargatas que sinto orgulho de cada um deles, cada um com sua limitação, mas quando é para ajudar, fazem acontecer. Vocês são meu maior APOIO.

*****

Rosângela é gente de faz ACIN e solicitou ingresso na Associação da Cidadania Ingaense, o que foi aceito de imediato, uma vez que o convite já estava formulado.

Nós que fazemos ACIN parabenizamos a Rosângela por seu trabalho social de forma voluntária e sem dúvida é um exemplo a ser seguido merecendo todo nosso apoio. Conte conosco em futuras parcerias.

A diretoria

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress