quarta-feira, abril 17, 2024
spot_img
HomeDestaqueINGÁ: Grande cortejo católico para receber a imagem da Santa Padroeira do...

INGÁ: Grande cortejo católico para receber a imagem da Santa Padroeira do Brasil vinda de Itatuba

FOTOS: LEOSMAR

Um grande cortejo vindo de Itatuba conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, chegou a Ingá por volta de sete da noite, e foi recebida por multidão na entrada da cidade.

A imagem chegou em carro aberto ladeada pelo Padre Severino Barbalho Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Ingá, e Padre João Isídio Neto, Pároco da Paróquia Santo Antonio, Itatuba. A procissão seguiu dando volta pelas principais ruas do centro, seguida por carros e motos, em direção à Igreja Matriz para celebração da missa dos enfermos.

PROGRAMAÇÃO

A imagem ficará exposta para visitação na Igreja de Ingá durante esta sexta, quando a partir das 17:00 hs seguirá para Riachão do Bacamarte. No domingo volta à Ingá, às 10 hs na Capela de São José no bairro da Estação. À tarde visita a Casa de Passagem, em seguida, momento para o povo visitar a imagem na Igreja de Jesus Ressuscitado, celebração de missa às 15:00 hs, volta à Matriz com celebração de missa às 17:00 hs, com a benção das famílias e participação de todos os grupos e pastorais.

Na segunda-feria pela manhã, 08:00 hs, a imagem ficará na Escola INSA e depois na escola Major. A partir das 13:30 hs, Escola Giz de Cor e depois na Escola Rangel, Senzala e Missa na Igreja de São Sebastião. À noite ficará na Cruz do Emboca para visitação.

Terça-feira, de manhã, na escola Corina no Jardim Farias, prefeitura e passará pela cadeia. À tarde visitação na Igreja Matriz. Às 17:00 hs, a imagem será entregue na cidade de Mogeiro.

 

 

 

 

 

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, chegou à Arquidiocese da Paraíba no mês de março. A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem vai peregrinar pelas paróquias das nove Regiões da Arquidiocese até o mês de agosto de 2017.

Aparição
Segundo a tradição Católica, em 1717, três pescadores saíram para pescar em uma época escassa de peixes. Ao chegarem ao Porto Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem.

A tradição diz que, juntando as duas partes viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após o encontro da imagem, a pesca de peixes foi farta e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele evento que chamaram de milagre.

Por ter aparecido dessa forma, o povo a nomeou de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Inga Cidadao/ G1

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress