sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomeDestaqueINGÁ: Inverno muda a paisagem do Zabelê, agora com água

INGÁ: Inverno muda a paisagem do Zabelê, agora com água

O açude mais antigo do município de Ingá construído em 1848, ainda no período do Brasil Império, para amenizar os efeitos da seca que atingia a população da época, que buscava água potável em Serra Verde, distante uma légua (6 km), ou na Serra do Bodopitá a uma distancia de três léguas, já que as cacimbas do rio Ingá eram salgadas, impróprias para beber.

Depois do Zabelê vieram o Açude Novo, Barragem da Sudene, Açude de Chã dos Pereiras e atualmente a Barragem de Acauã, localizada em Itatuba, que abastece também Ingá.

Durante muito tempo o Zabelê serviu a população também na pescaria, sendo que nos últimos anos sofreu com a estiagem prolongada ficando totalmente seco e a vegetação já crescendo em seu leito. Com as chuvas recentes caídas em Ingá e região o velho açude tomou novo fôlego e mudou a paisagem com água e o verde das plantações ao redor e ao longo das fazendas próximas e da Serra da Formiga.

O inverno deste ano de 2017 ainda não deu para encher totalmente os açudes ao ponto de sangrar, mas sem dúvida tem sido o melhor dos últimos anos e tem sido uma bênção para agricultores e pecuaristas. As imagens falam por si: 

Ingá Cidadão 

 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress