sábado, maio 18, 2024
spot_img
HomeDestaqueITATUBA DISCUTE PROBLEMAS AMBIENTAIS EM CONFERÊNCIA

ITATUBA DISCUTE PROBLEMAS AMBIENTAIS EM CONFERÊNCIA

Prefeito Aron e secretários participaram e ouviram propostas da comunidade

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (09), no auditório da Câmara Municipal, a I Conferência Municipal do Meio Ambiente da cidade de Itatuba. O evento teve como objetivo discutir os problemas ambientais do município, analisar as propostas apresentadas em nível nacional e estadual, principalmente no que se refere a implantação de políticas públicas no tratamento dos resíduos sólidos. Durante a Conferência também foram escolhidos os delegados que representarão o município de Itatuba na Conferência Estadual.

Vice-prefeito Josmar sendo recebido pelo credenciamento

Vice-prefeito Josmar sendo recebido pelo credenciamento

Os convidados foram chegando por volta da 08:00 hs, sendo recepcionados pela equipe de credenciamento e recebendo suas pastas específicas dos quatro eixos temáticos para o debate e sugestões.

090820133842

A conferência teve a coordenação da Diretora de Recursos Humanos, Maria Aparecida Pessoa Andrade, que abriu o evento dando boas vindas a todos e convidando as autoridades para fazerem parte da mesa, ficando assim composta:

090820133816

Manoel Ernesto, Secretário de Finanças, Antonio Sérgio, Secretário de Administração, Maria Betânia, Secretária de Educação, Antônia Marize, Secretária de Ação Social, Aron Renê, prefeito municipal, Efren, Secretário de Agricultura, Maria Branca, Vereadora, Maria Glaudenice esposa do vice-prefeito, e posteriormente, Josmar, vice-prefeito.

Sra. Claudenice representando o vice-prefeito, que ainda não havia chegado, falou em nome da classe política sobre a realização da conferência.

090820133820O Secretário de Administração, Antonio Sérgio, falou em nome dos demais secretários.

090820133822

O prefeito Aron Renê fez o discurso de abertura da 1ª Conferência do Meio Ambiente de Itatuba discorrendo sobre a importância do tema ambiental para a coletividade e que tem despertado o interesse e preocupação em todas as esferas de governo. “A questão ambiental é a bola da vez”, destacou Aron ao se referir as obrigações e compromissos estipulados e que as prefeituras terão de cumprir a partir de 2014, no que se refere ao tratamento dado aos resíduos sólidos, o aproveitamento do lixo reciclável, aterro sanitário e usinas de beneficiamento. A questão do meio ambiente envolve todas as outas áreas de governo, como saúde pública, educação, infraestrutura e agricultura.

090820133826

Aron também falou dos sérios problemas ambientais que Itatuba enfrenta de longas datas e que precisam ser enfrentados e solucionados, como por exemplo o lixo acumulado no balde e às margens do açude localizado no bairro Zuza Martins, a criação de animais soltos nas ruas, a coleta de lixo e o esgotamento sanitário. Neste sentido a prefeitura tem tomado providências para resolver a situação. Tem investido na implantação da coleta diária de lixo, também já enviou para a câmara projeto de lei disciplinando a criação de animais na zona urbana, a criação do Código de Postura para o município, que estão em discussão na Câmara Municipal. Informou de um projeto do município em andamento para resolver o problema do açude, dando um maior fluxo as águas pluviais e esgotos residenciais que correm para as valas. Para isso já está sendo feito o levantamento topográfico do terreno por onde o córrego corta a cidade até o encontro do rio.

090820133829

O prefeito informou também que sua gestão está numa luta diária para limpar o nome da prefeitura nos órgãos federais, para que possa ter o direito de firmar convênios no sentido de executar projetos de esgotamento sanitário, uma vez que municípios de pequeno porte não tem condições de realizar com recursos próprios. Aron agradeceu a presença de todos, secretários, estudantes, professores, comerciantes, associações, enfim, todos os segmentos da sociedade e desejou um dia de bom aproveitamento na conferência.

090820133834

Em seguida foi desfeita a mesa e iniciado os trabalhos pela leitura do regulamento da conferência pela Secretária de Educação, Maria Betânia, sendo aprovado por todos.

090820133843

A conferencista Maria Aparecida fez explanação inicialmente sobre a legislação pertinente ao meio ambiente, formas de tratamento e manuseios dos resíduos sólidos e a citou os eixos temáticos, que posteriormente passaram a ser discutidos pelos palestrantes individualmente.

I – Produção e Consumo Sustentável.

II – Redução dos Impactos Ambientais.

III – Geração de Emprego e Renda.

IV – Educação Ambiental.

Jerri Adriano, falou sobre o eixo  I - Produção e Consumo Sustentável

Professor Jerri Adriano

Éfren, Secretário Municipal de Agricultura

Éfren, Secretário Municipal de Agricultura

Professora Alcione, Coordenadora do Programa Mais Educação

Professora Alcione, Coordenadora do Programa Mais Educação

José Lucas Pereira de Souza

José Lucas Pereira de Souza

A comunidade também participou discutindo os problemas e apresentando propostas.

090820133859

090820133867

090820133870

A surpresa do evento foi a participação do garoto Hayne René Campos Andrade, filho do prefeito Aron, de apenas seis anos de idade, que falou e externou sua preocupação com as queimadas que contribuem para piorar a situação do efeito estufa. “A fumaça ajuda a criar um buraco na camada de ozônio por onde passa os raios do sol diretamente em cima de nós”. Alertou Hayne, recebendo o aplauso de todos.

Hayne falou sobre a queima do lixo e o efeito estufa

Hayne falou sobre a queima do lixo e o efeito estufa

Vereador Ismar

Vereador Ismar

O vereador Ismar também participou e falou a respeito da possibilidade da implantação da coleta de lixos nos Sítios Jurema, Juá, Tabocas e Melancia.

Ao final, prefeito Aron usou novamente da palavra para encerrar o evento e destacou o problema do fossão de Melancia, bem como os problemas dos novos loteamentos na zona urbana, das escavações que a CAGEPA faz deixando buracos na rua, faltou também de seu propósito de implementar o planejamento participativo trazendo a sociedade itatubense para o debate na definição de prioridade e obras a serem executadas, neste sentido destacou a importância do trabalho da equipe de Agente Comunitários de Saúde.

O interesse pelo tema do meio ambiente e participação ativa do prefeito Aron na conferência, foi elogiada pelos conferencistas e comunidade presente ao evento.

Os organizadores analisaram como bastante positiva a 1ª Conferência do Meio Ambiente do município de Itatuba.

VEJA GALERIA DE FOTOS NO LINK:  http://itatuba.pb.gov.br/administracao/conferencia-do-meio-ambiente

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress