sábado, abril 20, 2024
spot_img
HomeDestaqueItatuba já se prepara para ficar sem água de Acauã. Vereadores debatem...

Itatuba já se prepara para ficar sem água de Acauã. Vereadores debatem sobre o tema

COLAPSO TOTAL NO ABASTECIMENTO D’ÁGUA !! – Não, não é um exagero, infelizmente é uma possibilidade que se aproxima cada vez mais da realidade dos municípios que dependem de Acauã. E esse tema foi exaustivamente debatido na sessão desta sexta-feira(11) na Câmara Municipal de Itatuba.

 

VEREADORES CRITICAM CAGEPA

O tema foi levantado pelo vereador Fernando Manoel (PSB) que sugeriu que os vereadores de Itatuba e outros municípios como Ingá e Juarez Távora, fizessem uma visita à barragem de Acauã para conhecer de perto a realidade e posteriormente tomar as medidas cabíveis junto a Cagepa e autoridades para cobrar no sentido de cumprir o racionamento, que do jeito como está ninguém sabe quais os dias que tem água e os dias que não tem, e quando chega é suja.

O presidente Telbânio (DEM) alertou para o baixo nível da represa e afirmou que a cidade tem que se preparar para o agravamento da crise hídrica, e para tanto o prefeito Aron René já vem tomando as primeiras providencias como a perfuração de um poço no bairro Santo Antônio e ativação do poço na comunidade dos Mocós, localizado próximo ao cemitério, colado na zona urbana. A situação é crítica. 

Outros vereadores se pronunciaram e mostraram preocupação com o agravamento da crise hídrica. Tiago Andrade (PSB) se prontificou para a qualquer momento agir, seja em visita à barragem ou agendar uma conversa com o próprio governador, como sugeriu o vereador Ismar (PSD). O vereador Ronaldo (PSD) criticou com veemência o fato de que açudes no caminho da adutora estão cheios. Segundo o vereador, a justificativa que dão é que aquela água é de descarte que não serve para uso. Ronaldo indagou porque não pode aproveitar aquela água ? “se existe tecnologia até para aproveitar água do mar” – concluiu.

Já o vereador Vavá de Santana alertou também para o uso indevido dá água de Acuã por parte de grandes fazendeiros da região que usam para irrigação com bombas potentes de forma irregular e além do permitido. O vereador Manoel Mecânico também se pronunciou e se mostrou pessimista com relação as sugestões apresentadas, e só acredita em alguma solução com a participação do Ministério Público. 

ACAUÃ AGONIZA

O fato incontestável é que Acauã está secando a olhos vistos, conforme um internauta publicou vídeo nas redes sociais em que mostra imagens próximas ao balde da barragem, onde já aparece as ruínas dos currais das antigas fazendas, e mesmo nos locais mais profundos do leito da represa já aparecem as pontas da árvores que foram submersas.

A ESPERANÇA DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO MORREU

Nossa esperança seria as águas da transposição do Velho Chico, no entanto, com a decisão política do governo do Estado de suspender o racionamento de Campina Grande, o nível de Boqueirão estacionou em 9% e segundo a reportagem da TV Paraíba recentemente mostrou que todo volume d’água que entra em Boqueirão diariamente está sendo consumido no mesmo dia. Caso assim persista, o volume d’água de Boqueirão nunca irá subir o suficiente para sobrar e liberar para ajudar Acauã. Ou seja, águas do São Francisco NUNCA chegarao aqui. Neste sentido a esperança morreu.  

AS INIMAGINÁVEIS IMAGENS DO VOLUME DE ACAUÃ

Embora as previsões meteorológicas sejam otimistas para 2018, na verdade só Deus sabe como iremos passar este verão que está apenas começando. 

Quando Acauã foi concluída e que se formou o grande lago, ninguém imaginava que chegaria a esse ponto. 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress