sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomeDestaqueITATUBA: Zé Ronaldo Filho pede na justiça a inelegibilidade de Aron. Prefeito...

ITATUBA: Zé Ronaldo Filho pede na justiça a inelegibilidade de Aron. Prefeito já apresentou defesa

O candidato prefeito de Itatuba pelo PMDB nas eleições municipais de 02 de outubro, Zé Ronaldo Martins de Andrade Filho, ainda durante a campanha eleitoral, no mês de setembro, ingressou com uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) contra o então candidato do PSB, Aron René Martins de Andrade, agora prefeito reeleito.

A ACUSAÇÃO

Na ação, José Ronaldo Filho, por meio de sua assessoria jurídica formada pelos advogados, Johnson Gonçalves de Abrantes, Edward Johnson de Abrantes e Romero Sá Sarmento Dantas de Abrantes, pede a inelegibilidade da chapa situacionista Aron e Josmar, por abuso de poder político.

A denúncia se fundamenta em função da participação do Sr. Marlon Magno de Andrade Germano em reunião com representantes das coligações realizada no fórum de Ingá, no dia 10 de agosto, supostamente na condição de secretário municipal, no horário de trabalho, e que este teria usado ainda o telefone e carro oficial indevidamente em compromisso eleitoral. A ação acusa também o prefeito Aron de proceder com diversas contratações de servidores em caráter temporário, ou seja, por excepcional interesse público, acarretando um considerável crescimento das despesas com a folha de pessoal em ano eleitoral.

A DEFESA

O prefeito Aron René, o vice Josmar e Marlon foram notificados pela justiça e já apresentaram suas defesas no prazo legal.

Os investigados negaram todas as acusações feitas pelo investigante e apresentaram em suma as seguintes alegações: o secretário Marlon havia sido exonerado de suas funções desde o dia 1º de agosto, portanto, por ocasião da citada reunião do dia 10 de agosto como representante da coligação, estava totalmente desligado do quadro administrativo da prefeitura. O celular informado à justiça pertence a seu pai e usou o carro próprio para se locomover. Por sua vez, o prefeito Aron alegou que as 38 contratações efetuadas entre janeiro e julho foram dentro da normalidade administrativa para atender as demandas das áreas de saúde e educação, sem cunho político-eleitoral, e justificou o acréscimo nas despesas de pessoal, dentre outros motivos, a convocação de concursados, conforme determina a lei.

Diante disto, com base em provas documentais e testemunhais, o advogado Rodrigo Lima Maia, causídico dos investigados, pede a improcedência do pedido e o arquivamento da AIJE.

TRÂMITE

O processo está concluso à juíza eleitoral, Dra. Andrea Caminha, que deverá encaminhar para manifestação do Ministério Público Eleitoral, na pessoa de Dra. Claudia Cabral Cavalcante.

8ª ZONA ELEITORAL

O prefeito Aron René de Itatuba foi reeleito com 77,29 % dos votos, e até o momento, é o único da 8ª Zona Eleitoral a enfrentar investigação eleitoral, segundo informações do cartório eleitoral de Ingá.

Inga Cidadao

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress