Tese da legítima defesa acatada
Foi levado a julgamento na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o réu Leonildo de Macedo, mais conhecido como “Galego”, filho de Antonio Gondim de Macedo e Severina Barreto de Macedo, residentes no Sítio Queimadas de Serra Redonda.
O crime ocorreu em 22 de novembro de 2002, no Sítio Queimadas, durante uma festa de casamento, quando Galego desferiu vários tiros de revólver 32, contra a vítima José Lopes de Macena.
Segundo o que foi apurado, Galego apartava uma discussão ocorrida entre a vítima e a pessoa de José Machado, mais conhecido como Zezito. Mesmo tendo apartado a confusão, a vítima insistia em retornar para brigar com Zezito, até que em dado momento, se estranhou com Galego, tendo este tirado-lhe a vida.
Atuou na acusação, o representante do Ministério Público, Dr. Edmilson Campos Leite Filho.
Na defesa do réu atuaram, o Bacharel José Luis Menezes de Queiroz e seu assistente, Bel Henrique Guedes de Oliveira.

O Júri teve início por volta das 09:00 hs, com o sorteio dos conselho de sentença, seguido dos debates e encerrado por volta das 14:30 hs.
Os jurados acataram a tese de legítima defesa e absolveu o réu. O Promotor de Justiça recorreu da decisão.

Familiares do réu presentes ao Tribunal do Júri comemoraram a decisão, tendo o réu ouvido a leitura da sentença bastante emocionado e chorou copiosamente.
VEJA A LEITURA DA SENTENÇA PELA DRA. JUÍZA VIRGÍNIA DE LIMA FERNANDES MONIZ.