Projeto de R$ 1,9 bilhão e geração de 3.500 empregos
ESTALEIRO ATENDERÁ DEMANDA GLOBAL
A Mcquillings Brasil Serviço Marítimos irá implantas, em lucena, a Empresa de Docagem Pedras do Ingá (EDPI), nome em homenagem ao sítio arqueológico em Ingá. O investimento será de $ 1,9 bilhão para instalar um estaleiro de reparo para navios de todos os portes, inclusive as grande embarcações de cruzeiros. Segundo o gerente da Mcquillings, Celso Souza, a estimativa é de que a empresa abra 4.500 postos de emprego direto e indireto. A expectativa é começar a obra em 2015 para, em 2017, começar a operar.
“A empresa vem estudando essa oportunidade há três anos, que não é somente da Paraíba, mas de todo o Atlântico Sul, pois há uma carência de estaleiros de reparo nessa região. O nosso foco era o Sudeste, mas de março para cá, tivemos um encontro com o governador, que nos deu uma oportunidade e passamos a dirigir todos os esforços para desenvolver a oportunidade aqui na Paraíba”. Informou
O estaleiro atenderá embarcações de todo o mundo e, segundo Celso, a maior parte da clientela será em dólar. “Será uma unidade que não existe nada semelhante desse porte no Hemisfério Sul. A maior parte da clientela é em dólar. Aqui é um ponto estratégico, na curva do Atlântico. O outro estaleiro dese tipo fica na Europa”, avaliou.
O governador Ricardo Coutinho assinou protocolo de implantação do estaleiro com a McQuillings Internacional – USA, no final de dezembro de 2013.
INGA-CIDADAO