Missa do Galo, tradição católica
A missa deste natal no Ingá, tradicionalmente conhecida entre os católicos como Missa do Galo, foi celebrada pelo Padre Severino na frente da Igreja Matriz.
A missa campal ocupou boa parte da Praça Antenor Navarro, ocupada pelos fiéis católicos. Na noite de natal as famílias ingaenses, participam da missa que começa por volta das 10:00 hs.
Em sua pregação Padre Severino falou sobre o sentido da celebração de natal, que não é um mero momento de troca de presentes, mas sim a celebração da vinda do Cristo Salvador, momento de reflexão e de renascimento. O Padre falou sobre o consumismo da sociedade e citou o exemplo do garoto Bruno, que entre tantas cartas de pedidos ao “Papai Noel”, escreveu pedindo apenas que sua mãe largasse as drogas. Na verdade aquele pedido era uma súplica a Deus.
Depois da comunhão um coral da Igreja formado por crianças cantaram músicas natalinas nas escadarias da Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Ao final da cerimônia, antes da meia noite, as pessoas se dirigem a suas residências para se confraternizarem e comemorarem o nascimento de Jesus entre familiares e amigos, na tradicional ceia de natal.
INGA-CIDADAO