ral prendeu um homem apontado como chefe de uma quadrilha especializada em ações criminosas contra agências bancárias no Nordeste. A prisão aconteceu nesta quinta (5) durante o cumprimento de mandados no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. A ação foi denominada de ‘Operação Rastilho’, que significa rastro de pólvora. O nome do preso não foi revelado.
Segundo a PF, os crimes realizados pela quadrilha aconteciam sempre na madrugada e, além das instituições bancárias, bases da Polícia Militar também eram atacadas.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/02/09/18-39.jpg)
Em Florânia, no RN, o pelotão e o carro da PM também foram atacados (Foto: Jair Sampaio)
No RN, foram cumpridos dois mandados de prisão em Natal, um em Assu e outro em Lajes. Já em Pernambuco, foi cumprido um mandado de prisão na cidade de Surubim.
Ainda no RN, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Natal, um em Lajes e outro em Assu. Em Santa Cruz do Capibaribe, também em Pernambuco, ainda houve um mandado de busca e apreensão cumprido.
Durante o cumprimento dos mandados, um homem foi encontrado de posse de um revólver e preso em flagrante.
Investigações
Iniciada há nove meses, a investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT), teve seu início após o assalto praticado contra a agência do Banco do Brasil de Lajes, no final de janeiro deste ano, sendo apurado, em sequência, outros roubos contra as agências de várias cidades, como:
No RN
- Florânia
(Quadrilha metralha pelotão e assalta agência bancária em Florânia) - Umarizal
(Quadrilha explode caixas de banco, saqueia lojas e rouba carros) - Caraúbas
(Criminosos explodem bancos e atiram pelas ruas de Caraúbas) - João Câmara
(Quadrilha explode bancos, metralha base da PM e atira em lojas no Agreste) - Santana do Matos
(Quadrilha explode cofre de banco, faz reféns e metralha delegacia) - Touros
(Em ataque simultâneo, quadrilha explode caixas de bancos em Touros)
Na Paraíba
- Ingá
(Grupo explode agência bancária na cidade de Ingá, no Agreste paraibano) - Belém do Brejo do Cruz
(Bandidos fazem reféns e explodem agência bancária no Sertão)
Chefe
Durante as diligências, a PF estourou ainda os locais de apoio do bando e conseguiu prender, em Santa Cruz do Capibaribe, um homem foragido da Justiça acusado de ser o chefe da organização criminosa. Ele é apontado ainda como um dos maiores assaltantes de bancos do Nordeste.
Marco Zero
Ainda de acordo com a PF, parte desse mesmo grupo criminoso já havia sido preso anteriormente em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do RN (Deicor), quando foram apreendidas várias armas utilizadas nos assaltos.



