quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
HomeDestaquePopulação define prioridades para Itatuba na audiência pública do Plano Plurianual

População define prioridades para Itatuba na audiência pública do Plano Plurianual

Temas darão rumo a administração municipal para os próximos quatro anos

Casa cheia na Audiência Pública realizada na câmara municipal de Itatuba, na noite desta segunda-feira, 26, para discutir propostas e definir as prioridades para o PPA (Plano Plurianual) a ser implementado pela gestão municipal para os próximos quatro anos, 2014 a 2017.

260820134245

Com a formação da mesa composta pelo prefeito, a primeira dama, vereadores e secretários, convocada pelo mestre de cerimônia, Jerry Adriano, a sessão especial teve início com intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Manoel, que deu boas vindas a todos e declarando aberta a sessão. Fernando enalteceu a união entre o executivo e legislativo na implantação de políticas públicas visando o desenvolvimento de Itatuba.

260820134281

Em seguida o prefeito Aron fez um breve discurso de abertura afirmando que pela primeira na história de Itatuba, um governante chama o povo para opinar e discutir propostas para a gestão municipal. Aron falou que tem agido de forma que deixa de lado as disputas políticas partidárias, pois a continuação destas disputas fora do período eleitoral só traz atraso e quem perde é a cidade. “Devemos nos unir e olhar para frente, que só teremos a ganhar com isso” – Concluiu Aron.

260820134249

O palestrante da Audiência Pública, o contador Arthur, numa linguagem clara e acessível ao povo, explicou que o vem a ser o PPA e sua importância para a administração pública. Elogiou a atitude  ímpar do prefeito Aron em chamar o povo para debater e definir as prioridades, transformando o PPA num instrumento de participação, transparência e cidadania.

Arthur explicou a dinâmica do trabalho participativo, mostrando que as propostas listadas no documento distribuído entre os representantes das diversas comunidades da zona urbana e rural, ali presentes, foram feitas baseadas no plano de governo do então candidato Aron, apresentado à população na campanha eleitoral, que foi escolhido e eleito pelo povo. Como os recursos não são suficientes para realizar tudo, os representantes das comunidades escolherão quatro prioridades que mais se adequam a sua realidade. A população tem o direito também de indicar sugestões, caso não estejam inseridas dentro do plano apresentado. Uma vez aprovado, as prioridades serão enviadas à apreciação da câmara de vereadores e sendo aprovada virará lei, e “lei é para ser cumprida” – afirmou Arthur, que complementou informando que, com o instrumento do PPA evita-se que o governante comece a fazer obras faraônicas e depois as abandone como elefantes bran

260820134256

Arthur finalizou conclamou a plateia presente a se organizar para começarem as definições das prioridades por cada bairro e comunidades rurais.

260820134257

A primeira dama pediu a palavra e solicitou que as pessoas presentes na plenária se juntasse em grupos, de forma que juntassem moradores de um mesmo bairro ou da mesma comunidade rural, no sentido de definir as prioridades por região, e assim foi feito.

260820134258

Foram divididos grupos com representantes do bairro Santo Antonio, Zuza Martins, Joaquim Florentino e centro. Representantes da zona rural, Jurema, Juá, Melancia, Serra Velha, Grossos, Retiro, Água Fria, Jacaré, Bolas, entre outros.

260820134259

As propostas foram discutidas dentro dos temas: Infra-estrutura urbana, áreas de lazer, assistencia social, circulação e transporte, cultura, desenvolvimento econômico, pavimentação de ruas, educação, esporte e lazer, habitação, iluminação pública, limpeza urbana, saúde, trabalho e renda, turismo e agricultura.

260820134263

260820134267

Algumas propostas pontuais foram inseridas relativos a criação de animais, sinalização do trânsito, reconstrução do hospital, placas indicativas das ruas, principalmente dos bairros,  e rádio comunitária. Estas propostas e outras mais específicas, poderão fazer parte do Orçamento Anual.

260820134278

Ao final, Arthur leu as prioridades definidas por cada localidade, a primeira dama usou da palavra novamente, assim como o prefeito para esclarecer alguns temas levantados como a questão da maternidade que já iniciou as obras de reconstrução e explicou que ela foi recadastrada no Ministério da Saúde como Unidade Mista, uma vez que estava cadastrada irregularmente como maternidade, que para isso teria que contar com três médicos obstetras, anestesistas, sete enfermeiras para revesar nos plantões, além de técnicos de enfermagem como exige a lei, o que não comporta ao município atualmente. A reforma do prédio já começou, implementando acessibilidade e banheiros, e quando ficar pronta funcionará a Unidade Mista de Saúde com médicos plantonistas. Com relação a sinalização de trânsito depende da municipalização e as placas das ruas já estão nos seus planos, assim como o código de postura e criação de animais nas vias públicas. Aron encerrou reafirmando seu compromisso de fazer uma gestão sem politicagem.

260820134283

O presidente Fernando Manoel, encerrou a Audiência Pública agradecendo o empenho de todos e manifestou o desejo de fazer sessões itinerantes nos bairros e zona rural do município.

Veja galeria de fotos completa acessando o link abaixo:

http://itatuba.pb.gov.br/administracao/populacao-define-prioridades-itatuba-audiencia-publica-plano-plurianual

ASCOM-ITATUBA

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress