POR FALAR EM ROCHA…

POR FALAR EM ROCHA…

 

Pela importância turística das Itacoatiaras para Ingá, para e Brasil e ao mesmo tempo, histórica para toda a humanidade, aquele tesouro de valor inestimável deveria, desde a sua descoberta, estar sendo alvo de todo tipo de ações, no sentido de preservá-lo.  A simples exposição daquelas inscrições ao vento constante, ao sol diário, à umidade noturna e às chuvas, provocam nelas, reações naturais que as desgastam e, com o tempo, se nada for feito, desaparecerão completamente e só nos restará o gosto amargo de sabermos que muito poderia ter sido feito pra evitar, e não foi, por não termos dado a elas, o valor que elas têm…

Além das ações corrosivas, naturais no meio ambiente, a rocha deve ser também, melhor protegida contra as ações destrutivas dos depredadores naturais, que somos nós, seres humanos.

O rio cheio (fato raro, mas ocorre), além de provocar o seu deslocamento, trás matérias rígidas que, ao se chocarem com elas, também causam grande desgaste. Portanto, o desvio desse rio é outra providência necessária para a sua preservação e deve ser cobrada dos governos.

Sobre os enigmas da rocha, ainda não decifrados satisfatoriamente quanto ao seu significado e idade, talvez, uma maior divulgação deles permita encontrar em algum lugar do planeta, tribos indígenas ou descendentes de alguma que, ao vê-los, os reconheçam e possam desvendar para o resto do mundo, esses segredos que tanto mexem com a cabeça das pessoas. Aqui mesmo, na Paraíba, existem ainda algumas, cujas culturas são bem preservadas e que podem, quem sabe (?), nos ajudar a esclarecer.

Acredito que não sejam, mas, se essas inscrições forem ainda do tempo da pangeia, época em que na terra havia apenas um continente, pode ser que o segredo seja algum dia decifrado na África ou na Ásia, porque é pra lá que se deslocou a terra à partir do nosso litoral, surgindo entre esses continentes, o oceano Atlântico.

Seja lá como for, até que se descubram e mesmo que jamais sejam descobertos em definitivo os segredos daqueles desenhos, eu só consigo hoje, ler neles e ouvir de cada um deles, essa súplica:

SALVEM AS ITACOATIARAS DE INGÁ!!!

 

 


ElvisRocha
Visite —>>> Ingá Já

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress