segunda-feira, dezembro 23, 2024
spot_img
HomeDestaquePresidente Pierre se despede da Câmara em discurso emocionado

Presidente Pierre se despede da Câmara em discurso emocionado

Em seu último pronunciamento como vereador Pierre (PSD) fez uma retrospectiva deste período legislativo, falou de suas decepções e de seus aprendizados. “Faria tudo de novo”

Durante a sessão desta sexta, o Presidente Pierre (PSD) pediu licença do cargo à mesa para usar da palavra como vereador. Usando a tribuna pela última vez,  vereador fez  um longo discurso interrompido algumas vezes pela emoção.

Inicialmente parabenizou a Dimas pela eleição, enfatizando que os Distritos de Ingá mostraram sua força elegendo pela primeira vez dois vereadores cada um, quatro ao total.

Se referindo aos discursos anteriores, Pierre disse que falar da gestão atual é chover no molhado. Lamentou o tratamento dado a ele e sua atuação como vereador e Presidente por parte do atual prefeito, com atos de perseguição que prejudicou todo o andamento da casa infelizmente com o apoio de alguns vereadores da base, como foi o projeto que diminuiu o duodécimo da câmara. Sendo este o principal motivo de não ter conseguir materializar alguns sonhos que ele tinha como presidente em sua gestão, como por exemplo, a construção da sala da transparência equipada com computadores, destinada a qualquer cidadão que se dirigisse à câmara e quisesse acompanhar as contas publicamente. Também o projeto de acessibilidade que iria facilitar a participação dos deficientes físicos ao prédio, projeto este que ele já havia inserido no orçamento da casa. O projeto do RPV de sua autoria aprovado na câmara, porém vetado pelo prefeito que iria beneficiar a comunidade. Por outro lado, projetos aprovados na câmara sem a menor necessidade como foi o caso do aumento das diárias do prefeito para R$ 400,00.

Pierre enfatizou que, o vereador é muito mais cobrado pelo povo do que o prefeito. Pela proximidade que tem com o povo, qualquer problema da cidade as pessoas tem a liberdade e coragem de apontar o dedo para o vereador e cobrar. Já o prefeito não. Pelo o cargo que ocupa as pessoas mais humildes não tem coragem de cobra-lo como cobra ao vereador. Sendo muitas vezes cobrado por aquilo que não está a seu alcance, o que não é de sua alçada e sim do executivo.

O Presidente afirmou que deixa o legislativo de cabeça erguida, sendo que o aprendizado foi enorme junto aos colegas vereadores e que irá levar este aprendizado pelo resto de sua vida. Durante sua gestão sofreu muita pressão, cobrança e até humilhação, citando diretamente o vereador Dodi, que prejudicou sua administração, e  ainda comemorava isso com gestos e olhares em tom irônico e de deboche, embora sempre o tratou com respeito. Citou também as artimanhas, os cochichos que rolavam dos seus pares nas reuniões com o mesmo menosprezo e deboche. Confessa que teve momentos de querer desistir, fraquejar, porém na escuridão das dificuldades, na solidão de seu lar, Deus lhe dava um palmo de luz para seguir em frente, em cada palmo de luz apontado por Ele, até chegar a claridão. Destacou ainda que como Presidente, nunca quis se impor nesta casa legislativa e que sempre só colocava os projetos em votação com a presença do vereador autor. Todos estes momentos difíceis lhe ensinaram muito na vida. Momentos de avançar, de recuar, de ter paciência e de enfrentar.

Afirmou que não foi candidato desta vez, não por medo ou receio de algo, mas sim por estar diretamente envolvido num projeto maior. O compromisso com o grupo para eleger Manoel da lenha prefeito de Ingá. E se caso fosse candidato a vereador e fosse eleito, faria tudo de novo.

Lembrou que passou por muitas dificuldades, mas, dificuldades muito maiores enfrentaram aqueles que passavam por uma enfermidade e necessitavam de um atendimento médico e não tinha, de um remédio simples e não lhe era fornecido. Dificuldade maior passou aqueles precisavam de um transporte escolar para tentar através dos estudos melhorar de vida, e não tinham como é o caso emblemático que dura até hoje no Distrito de Pontina, onde o vereador Marrinho paga do próprio bolso para não ver os estudantes de Pedra Dagua fora da escola. “Falo isso não para diminuir o prefeito nem sua secretária, mas em defesa do interesse do povo.” disse Pierre, acrescentando que poderia ter ficado numa posição muito cômoda no governo atual com sua mãe secretária de educação, ele Presidente da Câmara com um duodécimo completo e demais regalias do poder. Mas escolheu ficar do lado que lhe tocou, o lado das pessoas sem escolas dignas, sem merendas, sem atenção na agricultura, sem tratamento médico adequado, enfim, as promessas que foram feitas em campanha e que ele acreditou e lutou também ao lado do amigo e vereador Dedé Lavandeira, não se concretizaram. E por ter tomado esta posição de rompimento logo no primeiro ano de gestão, foi apontado por alguns como tolo, como ingênuo, bobo, por largar o poder. “Mas faria tudo de novo”.

Em aparte concedido, o vereador Dedé Lavandeira agradeceu a lembrança de Pierre, e afirmou que de sua parte também recebeu e deu muita força nos momentos de dificuldades. Dedé falou que junto com Pierre votou e pediu votos para este gestor que infelizmente decepcionou a eles e principalmente ao povo. Pediu a Deus e a Nossa Senhora que o iluminasse, sendo que as dificuldades que o povo passava, o fato de ver pessoas conhecidas suas morrerem por falta de um exame, os estudantes sem transportes escolar, o fato da criança que chorava de fome na escola por falta de merenda relatado pelo colega vereador Marrinho, o fizeram enfrentar a política novamente se candidatando a reeleição. Dedé falou que na prefeitura nunca faltou dinheiro, faltou prefeito de bom coração. E assim como Pierre, recusou propostas milionárias e regalias para ficar ao lado do povo e lutará e cobrará novamente isso do novo prefeito.

Voltando a palavra Pierre solicitou a redação do inga-cidadão que acrescentasse em suas palavras o especial agradecimento a todos os funcionários da casa pelo empenho e zelo demonstrado no dia a dia, aos colegas vereadores da oposição e situação. Agradeceu de forma muito especial ao seu amigo particular, colega de escola e profissão, Dr. Anderson Amaral pelo brilhante trabalho executado. Ao povo de Ingá pela confiança e desejando a todos um feliz natal e ano novo de conquistas. Pra frente é que se anda !

 

 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress