O livro está sendo vendido ao preço acessível de R$ 20,00 que poderá ser adquirido com o próprio autor, ou com Cristiane na loja de informática localizada na esquina do pátio do mercado público de Ingá. Recomendamos sua compra aos verdadeiros ingaenses.
O historiador Alexandre Ferreira narra fatos e curiosidades do passado remoto e recente, ilustrados por dados e fotos que são verdadeiras relíquias da nossa história.Após anos de pesquisa e estudos, professor Alexandre Ferreira concluiu um excelente trabalho de resgate da história de Ingá, que até então se resumia a apenas a versão do livro “Uma História de Ingá” (1993) composto pelas pesquisadoras Maria Helena Cavalcanti, Regina Célia Gonçalves e Vilma de Lurdes Barbosa de Souza, no qual havia um direcionamento mais didático, que o torna muito genérico em razão de ter sido escrito por gente do fora, sem convivência direta com personagens ou seus descendentes. Em seu livro, o professor Alexandre, por ser um historiador patrício além de realçar e ir mais fundo na história de Ingá, sua terra, é motivo de muita satisfação, porque, além de ser um contributo à macro-história, numa visão historiográfica local que consegue transcrever com fidelidade as perspectivas, valores, e entendimentos do povo. Pois, é escrito por um elemento originário deste mesmo povo, conforme escreveu o Professor Vanderley de Brito, no seu prefácio do livro.
O professor Alexandre Ferreira nasceu no município de Ingá no dia 11 de maio de 1975. A sua primeira experiência como educador foi possibilitada pelo projeto Alfabetização Solidária em 1988. No ano de 2001 lecionou na Escola Estadual do 2º Grau Luiz Gonzaga Burity. No mesmo ano foi convidado pela secretaria de Educação do município de Ingá para lecionar a disciplina História, no distrito de Pontina e povoado de Chã dos Pereira.
No ano de 2005 se graduou em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde, cumprindo os pré-requisitos exigidos pelo curso para obter o grau de formação, apresenta a sua pesquisa monográfica no Título “O Poder Local e a Invenção do Ingá Turístico: Uma etiqueta cômoda” experiência esta que o instigou a continuar sua pesquisa no que se diz respeito a sua cidade.
Como pesquisador participou de projetos educacionais da Secretaria de Educação e Cultura do município de Ingá (O Meu Município tem História) envolvendo o resgate da história local e a preservação da memória e do patrimônio Histórico municipal.
Atualmente o professor Alexandre Ferreira leciona “História do Ingá” na rede municipal de ensino.