sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img
HomeDestaquePropostas são debatidas na Conferência Municipal das Cidades no Ingá

Propostas são debatidas na Conferência Municipal das Cidades no Ingá

Representantes do poder público, legislativo e sociedade civil organizada se reuniram para discutir propostas para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

 

 

O evento foi realizado no auditório do Sonho de Festas e Recepções, que teve início com a formação da mesa composta por:

DSC_8675

Ana Paula Cavalcanti e João Deon, membros da Comissão Preparatória da Conselho Estadual das Cidades,; Rosângela Pereira, Supervisora da Fábrica Alpargatas; Janderson Chaves, Secretário de Administração; Manoel da Lenha, prefeito; Diego Félix, Secretário do Controle Interno; Alex Vilas Boas, Secretário da Ação e Bem Estar Social; Martizalém Oliveira, Secretário de Infraestrutura: Sérgio Trigueiro, Presidente da APNEI e Caludio Rogério, Secretário Adjunto de Saúde.

DSC_8671O prefeito Manoel da Lenha fez a abertura da Conferência Municipal dando as boas vindas aos participantes locais e conferencistas visitantes. Lenha falou que o Ingá hoje, nestes primeiros meses de nova gestão, já apresenta outro aspecto de cidade. Prédios públicos estão sendo restaurados, praças e logradouros ganham nova vida sendo reurbanizadas e recuperação dos serviços essenciais do município como a limpeza urbana, saúde e educação. Além disso, foram implantadas ações para disciplinar o trânsito nas principais ruas da cidade. Manoel ainda salientou que a administração municipal atualmente funciona com todas as secretarias trabalhando em conjunto, o que antes, muitas delas só existiam no papel.

O prefeito lembrou ainda que a prefeitura de Ingá já enviou ao Ministério das  Cidades, dentro do prazo exigido pelo PAC, o projeto de saneamento básico que contemplará cerca de 75% da zona urbana, sendo que apenas 28 dos 223 municípios da Paraíba, elaboraram projetos. Bem como, procura a aquisição ou desapropriação de um terreno para a construção de mais de 200 casas populares. O prefeito finalizou desejando uma boa conferência a todos e dentro dos grupos de trabalho saiam boas propostas para ajudar a melhorar ainda mais nossa realidade.

João Deon, membro da Comissão Preparatória do Conselho Estadual das Cidades, falou sobre a importância das Conferências que estão sendo realizadas em cerca de 160 municípios paraibanos e deu por aberto oficialmente os trabalhos.

DSC_8706

 DSC_8688

Em seguida houve uma apresentação cultural dos alunos do PETI, com seu coral, e danças típicas apresentadas pelos adolescentes do PROJOVEM.

DSC_8679

O Secretário Alex Vilas Boas também usou da palavra e Diego Félix, Presidente da COMU, fez a leitura do regulamento, colando em discussão e votação em plenário, no que foram feitas algumas modificações sugeridas.

 DSC_8735

A conferencista, Ana Paula Cavalcanti, explanou sobre as proposituras em nível nacional e fez um breve relato histórico das conferências realizadas.

 DSC_8744

DSC_8745

A plenária foi divida em quatro grupos de trabalho divididos por temas como: habitação, saneamento, mobilidade urbana, planejamento urbano e ordenamento territorial e trânsito.

DSC_8746

 DSC_8748

Após o intervalo para o almoço oferecido aos participantes, passou-se a discussão das propostas, votação e escolha de três delegados para a Conferência Estadual, ficando assim composto: Representante do poder público, Diego Félix. Representante do Legislativo, Jailton do Sindicato, e representante da sociedade civil, Sérgio Trigueiro, presidente da APNEI.

DSC_8723

Diego Félix, terá o prazo de 10 dias para enviar o relatório da conferência.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress