segunda-feira, janeiro 13, 2025
spot_img
HomeDestaqueProtestos em cidades brasileiras pedem o julgamento do mensalão

Protestos em cidades brasileiras pedem o julgamento do mensalão

Maior marcha aconteceu em Brasília, onde, segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas vestidas de preto

  • Manifestantes entram em confronto com a polícia militar na marcha Nacional contra a corrupção na política durante a tarde de hoje, na avenida Paulista
  • Manifestante é preso durante protesto na Avenida Paulista, em São Paulo
  • Manifestante é preso durante protesto na Avenida Paulista, em São Paulo
  • Manifestantes tomam conta de parte da avenida Paulista, na marcha Nacional contra a corrupção na politica durante a tarde de hoje
  • Jovens com faixas durante marcha Nacional contra a corrupção na política, na avenida Paulista
  • Jovem pinta rosto em marcha Nacional contra a corrupção na política durante a tarde de hoje na avenida Paulista
  • Em Brasília, manifestantes saíram em passeata a partir das 10h na Esplanada dos Ministérios
  • Participantes de cara pintada na marcha contra a corrupção, na Esplanada dos Ministérios
  • Participantes da marcha contra a corrupção, na Esplanada dos Ministérios
  • Participante embaixo da bandeira do Brasil, em marcha contra a corrupção, na Esplanada dos Ministérios
  • Em Brasília, movimento Brasil contra a corrupção, grupo apartidário realiza marcha contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios
  • Jovem coloca faixa durante a marcha contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios
  • Participantes da marcha contra a corrupção, na Esplanada dos Ministérios
  • Manifestante com guarda-chuva e vassoura durante marcha contra a corrupção, na Esplanada dos Ministérios
  • O Movimento Brasil contra a corrupção, grupo apartidário realiza marcha contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios
  • Vários personagens durante marcha contra a corrupção, na Esplanada dos Ministérios
  • Marcha Nacional contra a Corrupção durante a tarde de hoje na Avenida Paulista
  • Ciclista, também participada marcha Nacional contra a corrupção durante a tarde de hoje na Avenida Paulista
  • Manifestante se prepara para a Marcha Nacional contra a corrupção na política durante a tarde de hoje, na Avenida Paulista
  • Manifestantes escreveram "SOS", na avenida paulista durante a Marcha Contra a Corrupção
  • Manifestantes se preparam para a Marcha Nacional contra a corrupção na política durante a tarde de hoje, na Avenida Paulista
  • Manifestantes durante a Marcha Contra a Corrupção, realizada na tarde deste sábado na região da Avenida Paulista, no centro de São Paulo
  • O evento, que acontece simultaneamente em cerca de quarenta cidades brasileiras
  • Muitos mascarados durante a marcha Nacional contra a corrupção, na Avenida Paulista
  • Manifestante segura cartaz durante a marcha Nacional contra a corrupção, na Avenida Paulista
  • Centenas de pessoas participam da Marcha contra a Corrupção na Praça da República, em Belém (PA)
  • Com nariz de palhaço e caras pintadas participantes durante a Marcha contra a Corrupção na Praça da República, em Belém (PA)
  • Manifestantes participam da marcha Nacional de combate a corrupção, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
  • Paulo Mozzone, 33 anos durante manifestação contra a corrupção, no Rio de Janeiro
  • Na cidade do Recife, a 4ª marcha contra corrupção
  • Marcha Nacional de combate à corrupção realizado no centro de Curitiba, PR
Em Brasília, movimento Brasil contra a corrupção, grupo apartidário realiza marcha contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios

Em Brasília, movimento Brasil contra a corrupção, grupo apartidário realiza marcha contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios – Antonio Cruz/ABr

Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado em 80 cidades do Brasil para pedir rapidez no julgamento do caso mensalão ocorrido no governo Lula em 2005 e que está a ponto de prescrever.

O principal objetivo das manifestações é pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que julgue o mais rápido possível o caso que investiga os subornos feitos a dezenas de deputados em 2004 e 2005 e pela suspeita de financiamento ilegal da campanha eleitoral que levou Lula ao poder em 2003. Se não for julgado até junho, o processo pode ser adiado para 2013.

Leia também: No Rio, mais 900 assinaturas pelo julgamento do mensalão

Os manifestantes também pedem ficha limpa para todos os ocupantes de cargos públicos, o fim do voto secreto no Congresso e a transformação da corrupção em crime hediondo.

A maior marcha aconteceu em Brasília, onde, segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas vestidas de preto se concentraram na esplanada dos Ministérios. Em menor número, houve protestos na maioria das 27 capitais do país, segundo dados dos organizadores.

O presidente do Supremo, o ministro Ayres Britto, afirmou nesta semana que pretende concluir o julgamento nos próximos meses, antes das eleições municipais de outubro.

Protesto – Brasília e Rio de Janeiro saíram na frente em suas manifestações em prol do julgamento do mensalão. Enquanto na capital federal o tempo ajuda, com sol aberto, no Rio, a cor cinzenta do céu afasta as pessoas da orla carioca, local dos protestos.

Eram mais de 10 horas quando manifestantes começaram a se aglomerar no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo cálculos da Polícia Militar (PM), cerca de 1 500 pessoas participaram da concentração.

O número de participantes, porém, ficou bem abaixo da expectativa de 20 000 pessoas feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma das organizadoras do protesto.

O contingente de pessoas aumentou e ganhou novos adepos quando o grupo passou a se movimentar em direção à Praça dos Três Poderes e, segundo a PM, chegou a 3 000 pessoas.

No final do protesto, já na Praça dos Três Poderes, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e encerraram o evento.

Chama atenção a baixa faixa etária dos participantes. Segundo a reportagem do site de VEJA, jovens universitários ou mesmo do ensino médio, trajando roupas pretas, compõem a maioria do grupo de manifestantes. Questionado se o apartidarismo do protesto poderia minar sua eficácia, Rafael Baianuk, estudante de 22 anos, afirmou: “Nosso mecanismo é fazer pressão para que eles [congressistas] mudem. Não é um apartidarismo passivo.”

Além da exigência do julgamento do processo do mensalão ainda esse ano, faixas e palavras de ordem também pedem Ficha Limpa para todos os poderes e fim do voto secreto no Congresso. As pautas de reinvindicações locais pedem Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do governador Agnelo Queiroz (PT-DF) e melhorias no sistema de saúde pública, um dos problemas crônicos do Distrito Federal.

Rio de Janeiro – Aglomerados em frente ao Posto 9, na praia da Ipanema, o grupo de manifestantes conta com um carro de som para amplificar palavras de ordem e angariar assinaturas para um abaixo-assinado pelo julgamento do mensalão.

Com o tempo ruim, os cariocas preferiram viajar ou ficar em suas casas. Com isso, o protesto do Rio foi esvaziado. Por volta das 11 horas, pouco pais de 60 pessoas estavam participando da manifestação e o abaixo-assinado contava com cerca de 400 assinaturas – a maioria delas de indivíduos que passavam no local.

No chão, perto do local onde as pessoas se concentravam, havia uma pintura com os dizeres “SOS STF”, em alusão ao julgamento do mensalão. Com uma faixa – “CPI do Cachoeira: Ampla, Geral e Irrestrita” – manifestantes pedem rigor na apuração dos escândalos.

Os movimentos civis anticorrupção – muitos deles organizados nas redes sociais on-line – que realizam as manifestações pelo Brasil neste sábado já defenderam em seus protestos causas como a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor no começo deste ano.

 


(Com agência EFE e reportagem de Gabriel Castro e Rafael Lemos)

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress