quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
HomeDestaqueRelato da origem da Banda 31 de março feito por Jaime Araújo

Relato da origem da Banda 31 de março feito por Jaime Araújo

Em comunicação do Sr. Jaime Araújo enviado para a pesquisadora Zilneide Barros, relata o exato momento em que foi criada a histórica Banda de Ingá.

Pequeno texto, porém deslumbrante.

Leiam, vale a pena.

O ano era de 1933, morávamos em Aroeiras, aí bem pertinho, naquele tempo uma distancia enorme. Meu pai, o mestre Cazuzinha, José Severino Araújo, era o mestre da Banda local, que era uma Vila muito pobre (ainda pertencente a Umbuzeiro). Mestre Cazuzinha, dona Amélia e seus filhos: Severino, Manoel, Plínio, José e Jaime Araújo, formavam a família Araújo. Tínhamos 16, 14, 12, 10 e 8 anos, respectivamente. Não tínhamos consciência da dificuldade que passa uma família pobre. A única herança que ele poderia nos deixar era a grande  musicalidade que trazia de berço.

Em março daquele ano um fato raro aconteceu no lugar, a presença de um pequeno caminhão. Era de seu Belmiro, soube depois. O que faziam aquele caminhão na cidade? Perguntavam. E a vida daquela família começou a mudar. O caminhão, trazido por Caçula Bacalhau, era para transportar a família do Mestre Cazuzinha, que fora contratado pela Prefeitura Municipal de Ingá. Só ai comecei a tomar conhecimento do fato porque era muito novo para participar das desmarches.

As “coisas” em casa já estavam arrumadas para viagem. O que contavam da nova cidade nos deixava maravilhados, como por exemplo: a luz elétrica, o trem e a matrícula no grupo escolar Abel da Silva, onde aprendia tanto com aquele curso primário que me acompanha até hoje.

Quando chegamos a Ingá, já na segunda quinzena de março, ainda era dia e o sol brilhava por trás daquela serra onde havia uma cruz. Anoiteceu e veio o primeiro deslumbramento: duas lâmpadas iluminaram nossa casa, assim como toda cidade, proporcionada pelo motor a óleo diesel de seu Manoel Cândido.

Na noite do dia 31 de março de 1933, na sala de nossa residência, que era também a sede da banda, realizou-se o primeiro ensaio sob a direção do mestre Cazuzinha e que tinha como clarinetista Severino Araújo.

Com abraço de Jaime Araújo.

Colaboração: Professor Alexandre.

INGÁ-CIDADAO

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress