sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomeDestaqueRESOLVIDO: Rayff Tito, que foi vítima de clonagem do WhatsApp, recuperou sua...

RESOLVIDO: Rayff Tito, que foi vítima de clonagem do WhatsApp, recuperou sua conta no app. Veja como se proteger e agir rápido

Na tarde dessa última quinta-feira o ingaense Rayff Tito foi vítima de hackers que clonaram sua conta de WhatsApp.

O MODUS OPERANDI DO GOLPE

Os meliantes utilizaram o site de vendas OLX para efetuarem o delito. Utilizando de elevado nível de comunicação e padrão de operação, os bandidos entraram em contato passando-se por representantes da OLX, em posse de informações pessoais, alegando que determinada função de configuração no site será possível de habilitar apenas após confirmação de um número enviado via SMS. Então, para que a configuração final fosse autorizada a vítima informou os números.

Pronto!!!! Aplicativo de WhatsApp clonado.

A partir desse momento os meliantes extraem todos os grupos e contatos que a vítima possui, e logo começam a estabelecer contato com familiares e amigos, passando-se pela vítima, e solicitando que seja realizada transferência bancária para realização de alguns pagamentos.

Como a vítima goza de excelente reputação e conduta, eventualmente, alguém poderia efetuar a transferência.
Porém, essa é grande lição: Nunca realize transferências bancárias solicitadas pelo WhatsApp ou mídia social, sempre entre em contato por telefone ou pessoalmente para atestar que a pessoa está precisando de uma possível transferência.

Contudo, também de forma ágil, amigos e familiares comunicaram a vítima sobre a solicitação de transferência, uma vez que, todos estranharam o pedido, bem como a forma de comunicação. Ciente do que estava acontecendo, a vítima, de forma rápida e eficiente, informou aos familiares e amigos sobre a ação delituosa, levando ao conhecimento de todos que estava sendo vítima de um GOLPE.

Em uma rede de comunicação, também muito ágil e eficaz, os familiares e amigos disseminaram a informação pelos grupos de WhatsApp, inclusive excluindo o número da vítima (clonado), e não atendendo a solicitação do meliante em efetuar a operação de transferência. O Facebook e o Instagram também foram utilizados como meio de comunicação, amplificando, portanto, ainda mais o alcance da notícia.

Gracas a Deus nenhum contato foi vítima dos meliantes, muito também pela rapidez na comunicação, como também pela expertise de familiares e amigos.

De uma maneira geral, os bandidos estão mais “profissionais”, conseguindo capturar informações pessoais das vítimas, apresentando elevado conhecimento técnico e um poder de persuasão como nunca visto. Cabe destacar que nesse período de Pandemia da Covid-19 o número de vítimas dessas operações de clonagem aumentaram significativamente.

Fiquemos atentos!!! Afinal podemos ser a próxima vítima.

PREVENÇÃO 

Para ampliar nossa segurança nos aplicativos voltados para redes sociais, podemos habilitar a função “Verificação em duas etapas”, conforme vídeo disponível no YouTube.

CAÍ NO GOLPE: O QUE FAZER ?

Caso seja vítima deste golpe via whatsapp, ao perceber ou ser avisado, aja imediatamente entrando em contato com o suporte do aplicativo ([email protected]) informando sobre o ocorrido, conforme este modelo disposto na internet:

MODELO DE E-MAIL ENVIADO PELA VÍTIMA PARA
SOLICITAR BLOQUEIO PROVISÓRIO DO APLICATIVO11
De: [nome da vítima] <e-mail>
Para: [email protected]
Assunto: Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta –
solicitação de desativação temporária de conta

Senhor Representante do WhatsApp,
informo que o número do meu celular +55-11-99720-**** foi subtraído
(clonado) e um criminoso está utilizando minha conta de WhatsApp.
Além disso, informo que o criminoso está usando minha conta para
cometer crimes e, por isso, solicito que seja feita a preservação dos
registros da minha conta para auxiliar eventual investigação pela Polícia
Civil.
Considerando os fatos supra, solicito o bloqueio imediato e
temporário da minha conta do WhatsApp (+55-11-99720-****).
[nome da vítima]

Bem como registre também o Boletim de Ocorrência Eletrônico por meio deste link: https://www.delegaciaonline.pb.gov.br/pages/index.xhtml

Quanto mais rápido agir, mais terá sucesso em proteger a si, familiares e amigos.

Ingá Cidadão com colaboração de Rayyf Tito 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress