A Secretaria Municipal de Educação está promovendo o Encontro Pedagógico 2017, nos dias 08, 09 e 10, visando preparação ao ano letivo que se iniciará na próxima segunda-feira (13), em toda rede municipal de ensino.
A solenidade de abertura coordenada pelo secretário Edicley Amaral e equipe pedagógica, contou com a participação do prefeito Erivaldo Guedes do Amaral e do vice-prefeito Luis Rodrigues da Silva, além de todo corpo docente da rede municipal de ensino.
O prefeito Gordo Amaral abriu o evento cumprimentando os professores e autoridades presentes no encontro, relatou as dificuldades iniciais da gestão, em especial na educação com salários atrasados herdados, demonstrou seu interesse em retornar o pagamento em dia como foi no seu primeiro mandato, e declarou que está estudando junto ao sindicato, na pessoa de Adriana, a possibilidade de aumento aos professores para breve. Pediu a colaboração, o empenho e dedicação da classe para melhorar a educação do município. Gordo Afirmou que ele e o ex-prefeito João Cabral, apesar de terem pouco estudo, souberam administrar o município de forma que nunca ouviu falar de ter cheques sem fundos da prefeitura como ocorreu esta semana que foi encontrado seis cheques sem fundos na conta do Fundo Municipal de Saúde, passados pelos “doutores” da gestão anterior. “Todos os dias vão aparecendo os desmantelos deixados, sendo preciso que o povo de Riachão tenha conhecimento de tudo isto” – Esclareceu o prefeito que finalizou desejando um encontro proveitoso para todos.
Já o vice-prefeito Luis, revelou seu desejo que Riachão tenha uma educação de qualidade e alcance uma posição de destaque como se vê relatos nos telejornais em nível nacional, sobre as cidades pequenas do interior do Ceará, sendo que com esforço e dedicação isto é possível.
O secretário Edicley deu as boas-vindas aos professores, diretores e supervisores para os trabalho no ano letivo que se inicia. O Secretário afirmou que cobrará pessoalmente melhorias para educação junto ao prefeito Gordo Amaral, mas também irá cobrar do corpo docente do município, dedicação e assiduidade para evitar ao máximo que os alunos tenham aulas vagas e saiam cedo da escola para perambular pelas ruas como vinha ocorrendo no último ano. Edicley espera dedicação e empenho de todos para que Riachão não seja conhecida apenas como aquela cidadezinha que fica no caminho entre Campina e a Capital, mas sim, também pela sua qualidade na educação. E para tanto, cumprir os horários dos turnos de aulas é essencial.
Desfeita a mesa de autoridades, as educadoras Stéffani e Ana Lúcia, fizeram as considerações preliminares enfatizando o papel dos supervisores e a importância do planejamento escolar, além do olhar atento quanto à evasão escolar e foco na melhoria dos índices de avaliação como o Ideb, Ana e Provinha Brasil.
O primeiro dia de encontro teve como palestrante, a mogeirense Taciana Andrade Vieira da Silva, supervisora e especialista em Gestão Educacional, que fez uma brilhante apresentação tendo como tema: REFINANDO O OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
O Encontro Pedagógico terá continuidade no 2º e 3º dias com debates, oficinas e planejamento referente ao 1°bimestre por segmentos, educação infantil, fundamental e EJA, com pausas para coffee break e almoço.
A abertura do ano letivo está marcada para segunda-feira, dia 13 de fevereiro.
Inga Cidadao com Ascom



