Iniciativa profissionaliza o manejo agrícola e melhora o rebanho
A secretaria de agricultura de Ingá, sob o comando de Maria Aparecida Campos Ramalho, popularmente tratada como Dra. Cida, tem atuado fortemente na implantação de cursos de capacitação e profissionalizantes oferecidos aos agricultores e pecuaristas do campo e da cidade. Segundo informações da secretária, a maior demanda pelos cursos tem sido de mulheres.
Diversos cursos já foram ministrados através de parceria com o SENAR, tais como: Psicultura, Produção de Frangos e Ovos Caipira, Associativismo, Aplicação de Vacinas e Medicamentos Injetáveis em Bovino, Turismo no Meio Rural e Oportunidades de Negócios.
Atualmente duas turmas de 40 alunos estão fazendo o curso de Bovinocultura, que está sendo ministrado pelo professor Olavo Uchôa Lima, no auditório da Pastoral da Criança.
O curso é dividido em módulos, que vai do 1º ao 9º:
1º- Empreendedorismo, 2º – Manejo de Pastagem, 3º – Conservação de Forragem através de Frenação, 4º- Conservação de Forragem pelo Método de Ensilagem, 5º- Manutenção de Instalações e Componentes de Manejo de Dejetos, 6º – Aplicação de Vacinas e Medicamentos Injetáveis em Bovinos, 7º – Reprodução de Material para Análise, 8º – Atividade Complementar, Prática e Controle de Zootécnicas . No momento, as turmas estão concluindo o quarto módulo.
Logo no primeiro módulo que trata de empreendedorismo, as turmas desenvolveram diversos projetos, sendo que alguns deles já estão em prática, como a fabricação de doce de leite, Iogurte, Pamonha e Queijo.
A aluna Maria da Conceição, natural de Cachoeira dos Barbosas, é filha de agricultores e estudante, falou da importância dos cursos, “pois além do aprendizado de novas técnicas na área agrícola, também orienta como iniciar os investimentos, transformando em atividades lucrativas.” – afirmou a aluna.
As turmas recebem aulas teóricas no auditório da Pastoral da Criança e práticas no campo, conforme postou a aluna Edsonia Morais, imagens de experiências desenvolvidas.