sábado, abril 27, 2024
spot_img
HomeDestaqueSecretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue no Ingá

Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue no Ingá

Índice de 7,76 é considerado alto e precisa da colaboração da população

A Secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental realizou nos dias 22, 23 e 24 de julho no município de Ingá o LIRA – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, este levantamento nos mostra a real situação de cada bairro como também do município. Após a avaliação foi constatado que o índice de  infestação em toda zona urbana foi de 7,76 considerado alto já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece classificação entre 0 a 1% dos imóveis com larvas – satisfatório; 1,1 a 3,9% – sinal de alerta; acima de 3,9% – risco de epidemia, também foi registrado 1 caso da doença (Dengue clássica) no sítio caiçara caso este já curado.

3

O índice infestação predial (IIP) aplicado ao município nos fornece o percentual das casas positivas. O Coordenador da Vigilância Ambiental, Iuri Felix, alerta toda a população para as devidas precauções com os criadouros de mosquitos que continuam a ser aqueles recipientes que têm utilidade para os moradores. Por este motivo, a vigilância orienta a população receber os agentes de endemias e a seguir certas orientações para evitar os criadouros de mosquitos, tais como: furar ou emborcar os pratos de plantas; lavar com bucha duas vezes por semana o interior dos bebedouros de animais; manter bem vedados os reservatórios de água (caixa d’agua, toneis, cisternas e etc.) para não permitir o acesso do mosquito; tratar as piscinas; fazer a manutenção de calhas para bom escoamento da água; entre outras ações que não permitam o acumulo de água limpa.

images

As pessoas infectadas pelo vírus da dengue têm de três a 15 dias para manifestar os sintomas que são: febre alta, dores musculares, dores no fundo dos olhos, dores nas articulações e cansaço. Aos primeiros sinais destes sintomas o médico deverá ser procurado o mais rápido possível na sua unidade de saúde referencial. A suspeita de dengue será notificada à Vigilância Epidemiológica Municipal e Vigilância Ambiental, que  iniciarão as ações de controle do vetor para impedir a transmissão da dengue no Município.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress