sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
HomeDestaqueSem chuvas, veja como está a Barragem de Acauã que atinge o...

Sem chuvas, veja como está a Barragem de Acauã que atinge o nível mais baixo da história. Aguarda-se águas da Transposição. Confira fotos e vídeos

De acordo com informações da AESA, o reservatório Argemiro de Figueiredo popularmente conhecido como Barragem de Acauã, localizado no município de Itatuba, atinge os níveis mais baixos de sua história, mesmo com o severo racionamento enfrentado pela população servida por ela.

Confira os gráficos.

Variação do Volume no Mês de Março de 2017

 

Variação do Volume nos Últimos Meses

Variação do Volume nos Últimos Anos

Acauã que tem uma capacidade máxima de 253 milhões de metros cúbicos de água, só atingiu este pico nos anos de 2008, 2009 e 2012, segundo os gráficos da AESA, e hoje se encontra com apenas 15 milhões, o nível mais baixo da série histórica. Mesmo assim, daria para abastecer as cidades por mais um verão, porém o setor de captação d’água fica muito distante do balde do açude e já praticamente fora do leito devido ao longo período de estiagem.

Durante este mês de março têm ocorrido uma melhora nos índices pluviométricos na região, porém não o suficiente para aliviar a situação. Caso a estiagem se prolongue ainda mais, as esperanças se voltam para as águas da transposição do Rio São Francisco que já chegaram à Monteiro, está a caminho de Boqueirão, e posteriormente deverá chegar também à Acauã.

Confira nas fotos como está a situação no momento, em seguida o vídeo:

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress