segunda-feira, maio 6, 2024
spot_img
HomeDestaqueSEMANA DECISIVA: Mudanças radicais poderão ocorrer no cenário político de Riachão, Ingá,...

SEMANA DECISIVA: Mudanças radicais poderão ocorrer no cenário político de Riachão, Ingá, Serra Redonda e Itatuba. Os bastidores fervem

Os dias que antecedem as convenções municipais dos partidos políticos da 8ª Zona Eleitoral que lançarão candidatos nas eleições 2016, têm sido de intensas negociações e articulações de bastidores em busca de alianças e fortalecimentos das coligações proporcionais.

ITATUBA

Das quatro cidades que compõem a 8ª Zona Eleitoral, Itatuba é o município que tem as posições partidárias mais definidas com os candidatos, Zé Ronaldo Filho pelo PMDB, e Aron Andrade candidato a reeleição pelo PSB.

O prefeito Aron conta com a quase unanimidade dos vereadores do município, reforçado pelo grupo ligado ao Dr. Renato e Dra. Cristina.

Por outro lado, o jovem Zé Ronaldo Filho (PMDB), conta com o apoio da atuante vereadora Dona Titinha, e aposta em novos nomes à vereança e dissidentes do PSDB na formação de seu grupo de apoio e candidatos em busca do eleitorado.

RIACHÃO

Mudanças importantes poderão ocorrer esta semana em Riachão do Bacamarte com a possibilidade da vice-prefeita Zulânia Cabral (PMDB) se coligar com um dos dois candidatos: Ari (PSD), pela situação fazendo parte do suposto blocão, ou se unir a Gordo Amaral (PSDB) reforçando o bloco oposicionista.

A vice-prefeita é cortejada politicamente pelos dois lados, e está num dilema se mantém a candidatura ou parte para uma aliança fortalecida. Momentos decisivos de pré-convenção em Riachão.

SERRA REDONDA

A Serra registrou os movimentos mais surpreendentes na política recente da região com a união de Dr. Beto e Nivaldo., que esvaziou a pré-candidatura de Anselmo Tavares (DEM), até então um nome forte para representar a situação apoiado pelo prefeito Marcelo, tendo sofrido baixas também com o lançamento da pré-candidatura do ex-secretário Chicão (PR) já definindo sua vice, Saionara, apoiado por vereadores e um novo grupo de candidatos.

As articulações atuais que causam apreensões no meio político local se referem a definição do vice do pré-candidato Danilo (PTN), tendo nomes como o atuante e combativo vereador José Wilson ou indicação do ex-vereador Dorgival, entre outros.

Fica a expectativa também quanto a posição do vice-prefeito Ronaldo Freire, e a posição do vereador Lima (PSDB) que precisa de coligação para tentar a reeleição. O taboleiro do xadrez político de Serra Redonda está complicado e quem souber mexer nas peças direito terá vantagens. Vamos aguardar os acontecimentos

INGÁ

O prefeito Manoel da Lenha (PSD) e pré-candidato a vice Berinho (PSB), possuem um grande arco de alianças que envolve onze partidos políticos, tendo seus articuladores a difícil missão de arquitetar a montagem das coligações na proporcional de modo que agrade a todos, visando eleger o maior número possível, onde conta com 10 vereadores e dezenas de fortes candidatos. Ao que tudo indica, três coligações serão formadas dividindo os candidatos proporcionalmente.

No lado de Edilson (PSL), comenta-se da possibilidade de Lula abrir mão de indicar o vice no sentido atrair vereadores dissidentes da situação, contando com o fato de que estes vereadores tem o controle da direção municipal de seus partidos e são teoricamente independentes. Quanto a coligação na proporcional parece que o ambiente está mais tranquilo uma vez que há menos candidatos do que a situação e deverá ser formado um chapão.

Flávio Laurentino (PT do B) mantém sua candidatura tentando emplacar no eleitorado ingaense uma nova opção política atraindo eleitores descontentes com o atual e ex-prefeitos, e procura estimular o surgimento de novas lideranças. O grupo que apoia Flávio tenta através de apoios de deputados da base do governo Ricardo Coutinho, atrair o PSB para sua chapa majoritária oferecendo a vaga de vice ao vereador Dimas Campos, o que só poderia ocorrer caso houvesse uma intervenção da direção estadual, o que é considerado atualmente pouco provável.

O ex-vereador Antonio Redeiro pré-candidato pelo PMN, tem sido sondado e  cortejado por todos os demais no sentido de abrir mão de sua candidatura em pró de uma composição política, no entanto, Redeiro até o momento mantém sua candidatura e tem sua convenção marcada para o mesmo dia do prefeito Manoel da Lenha, em prédios vizinhos.

As convenções em Ingá estão marcadas para 30, 31 de julho e 05 de agosto, e até lá tudo pode acontecer, inclusive nada.

Dependendo das articulações de bastidores, nomes influentes da política local poderão mudar repentinamente ou permanecer nas suas posições de trincheiras. O momento é tenso e gera ansiedades.

Inga Cidadao

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress