Ação é preventiva contra inundações
O serviço de desassoreamento do rio Ingá foi iniciado pelas imediações do bairro da Senzala, onde o leito do rio faz uma curva acentuada, margeando os quintais das casas ribeirinhas. Neste local é especialmente complicado nas épocas de cheias, quando o grande volume d’água muitas vezes faz com que o rio não obedeça a curva e siga direto inundando ruas e imóveis como ocorreu na última grande cheia em 2011.
Naquele ponto do bairro da Senzala, o serviço já foi concluído. A máquina vem trabalhando seguindo o curso contrário do rio e já se aproxima do lado direito da ponte central. Nesta área, é preciso ter um cuidado especial para encobrir as galerias de águas pluviais e infelizmente de esgotos dos bairros mais altos da cidade.
Depois, a máquina deverá seguir os trabalhos do outro da lado da ponte seguindo até segundo o curso que margeia a zona urbana, paralelo a rua João Pessoa, desta vez próximo ao centro da cidade que também foi fortemente atingido nas históricas inundações de 1964, 2004 e e 2011.
A obra é de responsabilidade do governo do Estado e tem como objetivo principal a prevenção contra inundações.
Da redação IC