sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
HomeGeralAnderson Torres decide não depor na CPI do Distrito Federal

Anderson Torres decide não depor na CPI do Distrito Federal

O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres decidiu que não vai mais depor na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A informação foi confirmada ao g1, nesta quinta-feira (16), pelo advogado de Torres, Rodrigo Roca.

O depoimento do ex-secretário estava marcado para a próxima quinta-feira (23). A reunião com os parlamentares iria acontecer de forma fechada, sem presença da imprensa ou transmissão pela internet.

Os distritais haviam informado, na semana passada, que entraram em acordo com a defesa de Torres para que o depoimento privado acontecesse. No entanto, o advogado do ex-secretário afirmou que ainda não havia decisão.

Preso desde 14 de janeiro, Torres é investigado por suspeita de omissão durante os atos golpistas cometidos por bolsonaristas radicais em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Ele nega as acusações.

Coronel da PM

O depoimento do coronel da Polícia Militar Jorge Eduardo Naime está marcado para esta quinta. Ele chefiava o departamento operacional da corporação em 8 de janeiro durante ataques terroristas aos três poderes da República.

No entanto, nesta quarta (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o coronel fique em silêncio. Naime está preso desde o dia 7 de fevereiro, após ser alvo da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que investiga a omissão de militares no enfrentamento aos vândalos e a suspeita de colaboração com os atos de terrorismo de 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios.

A decisão cita ainda que a condução do preso “deverá ser feita mediante escolta policial e somente ocorrerá se houver sua prévia concordância, uma vez que essa CORTE SUPREMA declarou a inconstitucionalidade de conduções coercitivas de investigados ou réus para interrogatórios/depoimentos”.

Ao g1, a defesa de Naime disse que o coronel “deve comparecer” e que “vai falar na medida do que souber responder”. A sessão da CPI da Câmara Legislativa do DF está marcada para 10h.

Nesta quinta, o coronel Marcelo Casimiro Basconselos Rodrigues, ex-comandante do 1° Comando de Policiamento Regional da PM, também deverá prestar depoimento.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress