Um ponto de atendimento emergencial de saúde será criado no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, para atender os usuários. Foi o que ficou decidido em uma reunião realizada nesta quinta-feira (18), envolvendo o promotor de Defesa da Saúde do município de Santa Rita, Manuel Cerejo, a Infraero e representantes das prefeituras das cidades de Bayeux e Santa Rita, responsáveis pela administração do aeroporto.
A criação do ponto de atendimento a saúde ocorre dias após uma idosa de 81 anos passar mal e morrer, no último dia 11, no saguão do Castro Pinto.
Cerejo disse que no aeroporto, a partir desta quinta, foi iniciado de forma provisória o atendimento de primeiros socorros, ficando a cargo da responsabilidade dos funcionários da Infraero.
Segundo o promotor, dentro de 15 dias, uma nova audiência será realizada entre as partes para que se estabeleça, de maneira definitiva, a competência da realização dos atendimentos emergenciais.
“Vai ser criado um ponto fixo de atendimento dentro do aeroporto, com enfermeiros e equipamentos adequados. Isso vai ser custeado pelas prefeituras de Santa Rita e Bayeux, mas, eles pediram um prazo para poder consultar o Tribunal de Contas para poderem ter aparo legal quanto aos gastos”, afirmou.
O promotor informou que os enfermeiros que prestaram atendimentos aos usuários do Castro Pinto serão treinados pelos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu.
Por Halan Azevedo/Portal Correio