Um homem armado atirou e matou ao menos 19 crianças e dois adultos nesta terça-feira (24) em uma escola primária no sul do Texas, nos Estados Unidos. O ataque a tiros ocorreu na Robb Elementary School, em Uvalde.
A atualização do número de mortos foi dada à CNN pelo senador estadual do Texas Roland Gutierrez, citando a polícia estadual do Texas Rangers como sua fonte. No período da tarde, o governador do Texas, Greg Abbott, havia confirmado a morte de 14 crianças e um adulto.
Ainda há discrepâncias em relação ao número de mortos: a quantidade de vítimas ainda está em constante atualização e sujeita a revisões.
O ataque ocorreu por volta de meio-dia pelo horário local (14h no horário de Brasília). A cidade de Uvalde fica a cerca de 130 quilômetros a oeste de San Antonio.
O FBI e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês) estão auxiliando a polícia local na investigação.
“O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida sendo tomada pela polícia local”, disse o governador Greg Abbott, em coletiva de imprensa. Ele garantiu que as autoridades locais estão auxiliando nas investigações e que receberão “todos os recursos necessários”.
O Hospital Universitário de San Antonio disse no Twitter que recebeu duas vítimas feridas em Uvalde, uma mulher de 66 anos e uma menina de 10 anos, ambas listadas em estado crítico.
O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro até o pôr do sol diariamente até 28 de maio em observância à tragédia.
Bandeira dos Estados Unidos a meio mastro após massacre em escola infantil no Texas / Anna Moneymaker/Getty Images
“Suas orações estão com as famílias impactadas por este terrível evento”, disse a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. Ela destacou que o presidente deverá falar sobre o ataque ainda nesta noite, quando retornar à Casa Branca.
ClickPB