quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_img
HomeGeralAvanço da imunização na Paraíba proporcionou "barreira vacinal" da população contra Delta,...

Avanço da imunização na Paraíba proporcionou “barreira vacinal” da população contra Delta, explica Geraldo Medeiros

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, 66,67% da população no estado já se vacinou com ao menos uma dose contra covid-19. Em relação ao público adulto, esse número já chega a 86,75%, segundo dados da última quinta-feira (23), data da última atualização do Vacinômetro do Governo do Estado. Isso significa que o percentual de vacinação em pessoas com mais de 18 anos já deve estar maior nesta segunda-feira (27).

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, o avanço na vacinação é devido ao envio de doses pelo Ministério da Saúde, que proporcionou uma “barreira vacinal” na população contra novas variantes, incluindo a Delta. Na Paraíba, tem se registrado dois a três óbitos por dia pela doença. Nos piores momentos da pandemia, esse número já chegou a 60.

“Hoje, a barreira vacinal é mais robusta. Temos, aproximadamente, 70% da população já vacinada com a primeira dose e quase 40% com a primeira e segunda dose. Já temos imunizantes disponíveis para encerrar a vacinação com a primeira dose de todos os paraibanos acima de 18 anos. É um cenário que permitiu que mesmo com a presença da variante Delta, nós não tenhamos um aumento acentuado no número de hospitalizações e de óbitos, felizmente”, disse.

O último boletim epidemiológico da Paraíba também informou que 7.853 pessoas já receberam doses de reforço, impulsionado pelo Dia D da vacinação no último sábado (25), que ocorreu em vários municípios do estado.

“O Dia D teve o objetivo de contemplar aquelas pessoas que com comorbidade ou dificuldade em se cadastrar nos aplicativos e nos sites tivessem oportunidade de ir direto à sala de vacinação mais próxima de sua casa e se vacinar sem burocracia. As pessoas acima de 18 anos que não se vacinaram no sábado têm disponível a vacinação com a primeira dose e segunda dose. A dose de reforço também está sendo aplicada aos idosos após seis meses da segunda dose e as pessoas com doença imunossupressoras que têm direito tamém a dose de reforço após 28 dias da segunda dose”, concluiu.

 

CLICK PB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress