A imagem é difícil de se imaginar. Os pedestres atravessando normalmente as ruas e avenidas de Campina Grande sem se preocupar com o sinal de trânsito, nem em disputar espaço com os veículos.
Pela primeira vez Campina Grande participa do “Dia Mundial Sem Carro” marcado para acontecer nesta segunda-feira (22). O movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo Brasil, ganhando a cada edição mais adesões nos estados da federação.
O Dia Mundial sem Carro é um manifesto que convida a sociedade para uma reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos centros urbanos, e um estímulo ao uso de meios alternativos de modais, a exemplo da caminhada, da bicicleta e do ônibus.
Além de órgãos da Prefeitura Municipal, instituições da sociedade civil que atuam em defesa da qualidade de vida e de melhores condições para a mobilidade urbana, estão incentivando o movimento em Campina Grande. É o caso do CTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana. “A idéia do movimento é que as pessoas experimentem, pelo menos em um dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem precisar exatamente do transporte individual”, afirma Anchieta Bernardino coordenador do CTMU. Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas. Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa – o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.
A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da STTP, realizará, a partir das 07h deste domingo, 21, mais uma atividade dentro das ações de mobilização da Semana Nacional de Trânsito, com um passeio ciclístico que vai antecipar o “Dia Mundial sem Carro”.
A frota da Paraíba ultrapassou a marca de 1 milhão de veículos, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito. Segundo os dados do Detran, estão registrados 1.009.679 veículos em todo o Estado, o que representa um crescimento de 292% em relação a dezembro do ano 2000, quando a frota tinha 257.279 veículos.
O levantamento também constatou que as motocicletas já são 438.712, representando 43,4% da frota. Isto significa um crescimento de 744,29% em relação a dezembro de 2000, quando estavam registradas na Paraíba 51.962 motocicletas. Vale destacar que estes dados referentes à frota não consideram motocicletas abaixo de 50 cilindradas que não são registradas. Em 157 municípios paraibanos, o número de motocicletas ultrapassa a quantidade de carros, sendo que em três destas cidades, as motocicletas são mais de 80% dos veículos registrados. Em 19 municípios, as motos chegam a representar mais de 75% da frota.
A frota paraibana de carros cresceu 246% do ano 2000 até fevereiro de 2013, de acordo com o último relatório divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). João Pessoa tinha 100.427 carros no ano 2000 e hoje são mais de 285.121, um crescimento de 181%. Em Campina Grandex, estavam registrados 47.508 veículos de passeio em 2000, e hoje são 136.730, uma evolução de 185%.
PBAgora