Ornamentos são feitos pela Emlur em parceria com Elioenai Gomes.
Decoração vai focar na diversidade cultural, diz artista plástico.
Mais de 45 mil garrafas de plástico estão sendo recicladas e utilizadas na confecção da ornamentação carnavalesca de João Pessoa este ano. Os enfeites vão preparar as principais ruas e avenidas da capita paraibana para o Folia de Rua e o Carnaval 2013. A decoração é produzida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) em parceria com o artista plástico Elioenai Gomes.
Segundo Elioenai, a decoração vai focar na diversidade cultural dos povos por meio de ícones, símbolos e muitas cores, que representam a alegria da festa carnavalesca. “A utilização de material reciclável tem por objetivo trazer à tona o consumo consciente e o destino correto do lixo”, acrescentou o artista. De acordo com ele, no total, serão utilizadas mais de 45 mil garrafas plásticas, além de fitilhos de TNT, tendo como proposta mostrar a importância da utilização de materiais recicláveis na promoção da educação ambiental.
Para o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, a reciclagem em prol da ornamentação do Carnaval é mais uma ação de incentivo e conscientização da educação ambiental em torno da sociedade. “Devemos utilizar o material que pode ser reaproveitado e o cidadão pode nos ajudar nisso”, disse.
A ornamentação do Carnaval de João Pessoa será instalada entre os dias 25 e 30 de janeiro nas principais localidades onde ocorrerão os festejos carnavalescos: Ponto de Cem Réis, Rua Duarte da Silveira (local do desfile do Carnaval Tradição), Ladeira da Borborema, Praça Antenor Navarro, Parque Solon de Lucena (Lagoa) e Avenida Epitácio Pessoa (Corredor da Folia até Busto de Tamandaré).
G1