A natureza foi muito generosa com Bananeiras e as cidades ao seu entorno. O clima e o relevo da Serra da Borborema se faz presente em sua forma mais exuberante.
Foi neste cenário que escolhemos edificar os condomínios: Caminho da Serra – Haras e Club, Condomínio Alto da Serra Villas, Serra Golfe Hotel e o Condomínio Águas da Serra – Haras & Golfe.
Nesse último, havia dois lixões que foram retirados. O maior, na área onde foi implantado o primeiro campo de golfe da Paraíba, que se tornou um dos mais procurados do país.
A preocupação e empenho em valorizar e preservar o meio ambiente levou a empresa gestora a celebrar convênio com a UFPB – Campus agrário de Bananeiras. Com a participação de professores e alunos, foram plantadas 12.500 mudas de árvores numa área de 90.000 m², com destaque para algumas espécies originárias da Mata Atlântica, como: palmeiras indaiá (attalea apoda), macaúba (acronomia aculeata), catolé (syagrus cearenses) e ipês rosas (handroanthus avellanedae).
O ativo ambiental não se limita só ao paisagismo característico de um campo de golfe, mas neste espaço a botânica e a zoologia são evidentes numa área antes degradada. Hoje o quero-quero (vanellus chilensis) lá faz sua morada, o seu canto é uma sinfonia noturna, juntamente com algumas aves que ali também fixaram seu habitat.
O efeito multiplicador do golfe proporciona, além do lado esportivo, um aprendizado técnico, e também a integração e bem-estar dos participantes de 8 a 80 anos de idade.
Toda área foi certificada e aprovada pelo órgão ambiental através da Licença de Operação de nº 2751/2010 em data de 21/10/2010.
Não há equipamento esportivo que seja mais integrado à natureza e que mais respeite o meio ambiente que um campo de golfe.
Alírio Trindade Leite
Auditor fiscal (aposentado), professor da UFPB (aposentado) e sócio da LTL COSNT E INCORP LTDA.)



