O céu do Distrito Federal amanheceu novamente tomado por fumaça, nesta quinta-feira (5/9). A cena foi vista por moradores de diversas regiões administrativas e chamou a atenção.
O Distrito Federal enfrenta um longo período de estiagem, com 135 dias sem registro de chuvas. A expectativa é de que a situação se estenda até o fim de setembro.
Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves afirma que a névoa observada em diferentes partes da capital do país se deve aos vários incêndios em vegetação registrados por todo o Distrito Federal e no Entorno.
“O vento fraco do início da manhã, com a estiagem, a baixa umidade relativa do ar e os diversos focos de incêndios florestais, no DF e no Entorno, influenciam para a presença dessa névoa seca na região”, comentou o meteorologista.
Previsão do tempo
Para esta quinta-feira (5/9), a previsão é de que a umidade relativa do ar fique fique entre 10% e 75%. Já a temperatura máxima pode chegar a 34°C no período mais quente do dia.
Na última semana, o Metrópoles mostrou que setembro deverá ser mais seco do que agosto na capital federal.
Nessa terça-feira (3/9), por exemplo, a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, registrar umidade relativa do ar mínima de 7%. A taxa foi a menor da história do Distrito Federal.
O período mais crítico na data ocorreu das 13h às 16h. Com o anoitecer, a porcentagem aumentou.
Atualmente, o DF se encontra em alerta amarelo – de perigo potencial –, o menor nível em uma escala de três, devido a riscos de incêndios florestais e possíveis danos à saúde em razão da qualidade do ar.