Mais de 12,9 mil beneficiários do Bolsa Família na Paraíba têm até o dia 12 deste mês para atualizarem seus dados cadastrais junto às prefeituras.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome foram convocadas 39,7 mil famílias que estavam há dois anos sem renovar as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Mais de 25,7 mil já compareceram.
A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa.
– Para o responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família) – Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.
– Para as demais pessoas da família – Pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
PBHoje