quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomeGeralEm nova cirurgia, médicos retiram implante de jovem que teve couro cabeludo...

Em nova cirurgia, médicos retiram implante de jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart

Trombose em veias e artérias levou à perda do implante feito em Recife (PE). Débora de Oliveira, de 19 anos, está internada na UTI em Ribeirão Preto (SP) e será submetida a transplante.

O Hospital Especializado de Ribeirão Preto (SP) confirmou na tarde desta segunda-feira (19) que coágulos em veias e artérias prejudicaram o reimplante do couro cabeludo na jovem Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos.

Ela perdeu a pele e os cabelos, desde a altura dos olhos até a nuca, em um acidente de kart em Recife (PE). Os tecidos foram reimplantados durante o atendimento de emergência, mas precisaram ser retirados em nova cirurgia, feita em Ribeirão.

Débora está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Especializado desde a noite de domingo (18), após ser transferida em um avião particular do Hospital da Restauração (HR), em Recife, onde estava sendo acompanhada.

“Foi realizada a primeira abordagem cirúrgica imediata, tendo sido constatada a perda do reimplante realizado em Recife, devido à trombose venosa”, informa o hospital. “Paciente está em recuperação na UTI, consciente e orientada”, completa a nota.

Ambulância leva Débora Dantas de Oliveira ao Hospital Especializado em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Chico Escolano/EPTV

Ambulância leva Débora Dantas de Oliveira ao Hospital Especializado em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Chico Escolano/EPTV

O boletim médico informa ainda que Débora será submetida a mais uma cirurgia na quinta-feira (22), como “preparação para as demais etapas do tratamento, com início dos transplantes microcirúrgicos e reconstrução das pálpebras”.

O documento é assinado pelo médico assistente do Hospital Especializado, o cirurgião plástico Daniel Álvaro Alvarez Lazo, e pelo diretor clínico, Olímpio Colicchio Filho, que acompanham a jovem pernambucana em Ribeirão.

Na manhã desta segunda-feira, Débora recebeu a visita do namorado, o microempresário Eduardo Tumajan, que a acompanhou na viagem de Pernambuco a São Paulo. Ele passou a noite na recepção do hospital e disse que pode ficar com a jovem por 30 minutos.

“Ela está feliz de estar viva e sendo bem acompanhada. Todo horário de visita que eu tenho, estou do lado dela”, disse.

Eduardo Tumajan estava com Débora no momento em que ocorreu o acidente de kart em Recife (PE) — Foto: Eduardo Tumajan/Arquivopessoal

Eduardo Tumajan estava com Débora no momento em que ocorreu o acidente de kart em Recife (PE) — Foto: Eduardo Tumajan/Arquivopessoal

Transferência

Débora estava andando de kart com o namorado em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo – que era na altura da cintura – soltou da touca e ficou preso no motor.

Por telefone a assessoria de imprensa do hipermercado informou que, desde o acidente, a jovem tem recebido suporte por parte da empresa, por meio do custeio do tratamento e do transporte dela e do noivo.

A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca. A jovem foi socorrida pelo namorado e levada ao HR. Tumajan disse que pegou “o rosto dela na mão”, colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.

O reimplante do couro cabeludo foi feito no atendimento de emergência. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Após a cirurgia, Débora passou por outro procedimento para a retirada de trombos que surgiram.

Foto mostra Débora Dantas de Oliveira, antes do acidente com kart em Recife (PE) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Foto mostra Débora Dantas de Oliveira, antes do acidente com kart em Recife (PE) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Na última quinta-feira (15), os médicos do Recife já haviam apontado o risco de o procedimento não funcionar devido ao aparecimento de microtrombos – obstruções nas veias e artérias da área operada. Por isso, foi indicada a transferência para Ribeirão.

Especialista em microcirurgia reconstrutiva e professor assistente do serviço de cirurgia plástica do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, Marco Maricevich acompanha à distância o caso de Débora e indicou o Hospital Especializado de Ribeirão Preto como o mais recomendado para os procedimentos.

Maricevich já havia afirmado que o caso de Débora é complexo e que a jovem precisará de outras cirurgias, além de ser acompanhada por vários profissionais. O tratamento, ainda segundo o especialista, pode durar anos.

G1

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress