segunda-feira, maio 6, 2024
spot_img
HomeGeralEnergia começa a ser restabelecida na Paraíba após quase 2 horas de...

Energia começa a ser restabelecida na Paraíba após quase 2 horas de apagão

A energia começou a ser restabelecida na Paraíba após quase duas horas de apagão. Segundo a concessionária de energia do estado, a Energisa, às 17h30 a luz começou a voltar para a região oeste do estado. No Centro de João Pessoa, a energia já foi retomada. Em Campina Grande, a situação também está sendo normalizada gradualmente.

A previsão da Energisa é de que toda João Pessoa volte a ter energia até as 19h15.

Todos os 223 municípios do estado da Paraíba sofreram um apagão energético na tarde desta quarta-feira (21), a partir das 15h48. As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Segundo a concessionária de energia do estado, a Energisa, um problema técnico na Usina de Belomonte suspendeu o abastecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste.

Com a queda de energia, semáforos apagaram e o desligamento causou congestionamentos nas principais vias de João Pessoa e Campina Grande. Escolas e empresas liberaram estudantes e funcionários mais cedo, causando ainda mais trânsito.

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que convocou agentes de trânsito que estavam de folga para disciplinar o trânsito na capital paraibana, agindo nos principais semáforos da cidade. Mesmo os semáforos que tinham nobreak, que permite o funcionamento sem energia, já apagaram porque não tinham autonomia suficiente para tanto tempo de apagão.

Também foram registrados problemas nos serviços de internet e telefonia. O G1 entrou em contato com as empresas que atendem o estado. Tim, Claro e Vivo informaram que estão avaliando a situação para dar uma resposta. A reportagem não conseguiu contato com a Oi.

Segundo o Centro de Controle de Operações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, em João Pessoa, a circulação do transporte entre a capital, Cabedelo e Santa Rita será encerrada às 18h40, pois as estações não contam com um sistema de iluminação de emergência. Os últimos trens partem das outras cidades às 18h10 rumo à estação de João Pessoa. Ainda de acordo com o Centro de Controle, para essa última viagem, a população não vai pagar passagem, uma vez que, por medida de segurança, os funcionários foram liberados e, portanto, os portões das estações estarão abertos.

Conforme nota da Energisa, a queda “foi causada por um teste realizado numa linha de transmissão que está sendo construída. As informações são do Ministério das Minas e Energia que comunicou também que o restabelecimento está sendo gradual”.

Apagão em 13 estados

Além da Paraíba, municípios de ao menos outros 12 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia: Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

G1

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress