A classificação para a fase semifinal do Campeonato Paraibano parece ser uma questão de tempo para Botafogo-PB e Treze. Com isso, os cenários para que isso aconteça, nesta reta final de primeira fase, parecem ficar cada vez mais possíveis na matemática da disputa.
Oito times seguem de olho em quatro vagas. Além do Belo e do Galo, Serra Branca e CSP fecham o G-4. Só que, até mesmo o Pombal, oitavo colocado, com apenas seis pontos, ainda tem a possibilidade de garantir uma vaga na semifinal.
Apesar de os números apresentarem chances para todos os clubes, as equipes alvinegras de João Pessoa e de Campina Grande podem finalizar a próxima rodada já garantidos na disputa pelo título.
O que falta para o Belo?
Líder isolado com 16 pontos, o Botafogo-PB pode se firmar no mata-mata com apenas um empate contra o Sousa, no próximo domingo, no Almeidão. No entanto, os jogos que acontecem antes já podem fazer com que o Belo entre em campo já classificado contra o Dinossauro.
Nesta terça-feira (5), por exemplo, CSP e Serra Branca se enfrentam no Almeidão, às 16h. Em caso de empate, o Serra Branca (com 11 pontos), que só teria mais um jogo na disputa, não chegaria aos 16 pontos do Belo. Já o CSP (com 10), que tem um jogo a menos, poderia ao menos igualar o número de pontos do Alvinegro, forçando, assim, os critérios de desempate. No entanto, o Tigre faz também confronto direto contra o Treze, novamente no Almeidão, no próximo sábado. Em caso de um novo empate, os dois clubes não chegariam mais à pontoação do Alvinegro da Estrela Vermelha.
Outra possibilidade, contando com um revés do Botafogo-PB contra o Sousa, no próximo domingo, fica por conta de um empate do Nacional de Patos contra o Pombal. Com 10 pontos, o Canário do Sertão não chegaria aos 16 do Belo, garantindo, assim, o clube pessoense na semifinal.
O que falta para o Galo?
Com 12 pontos, o Treze tem mais sombras que o Botafogo-PB, mas pode resolver a sua trajetória no estadual já no próximo sábado.
A melhor situação para o Galo da Borborema passa por torcer por um empate entre CSP e Serra Branca, nesta terça-feira. Sendo assim, o time chegaria para o confronto direto contra o Tigre, no próximo sábado, no Almeidão, precisando de uma vitória para se garantir na semifinal, restando ainda dois jogos para o término da primeira fase.
Com isso, o Treze iria para 15 pontos, e o time pessoense não conseguia mais alcançá-lo. O Serra Branca até poderia chegar aos mesmos 15 pontos, na rodada final, mas perderia para o Galo nos critérios de desempate, no número de vitórias.
Arena Correio