O Campeonato Estadual da Paraíba, que era para ter se iniciado na última semana, começa neste final de semana em razão de uma movimentação do Ministério Público Paraibano que encontrou irregularidades em vários estádios.
Depois de muita polêmica, a competição começa com estádios liberados já que até mesmo a ameaça de jogos com portões fechados existia. A princípio era para o Campeonato Paraibano ter começado no dia 5 de janeiro.
Nesta primeira fase o Botafogo (atual campeão) e o Treze, que representam Paraíba na Copa do Nordeste, estão de fora. Sem estes dois times, a grande atração é o Campinense, que mesmo tendo sido o campeão da Copa do Nordeste em 2013, por mais absurdo que seja, está fora da edição 2014 da competição regional.
No primeiro turno, oito times estarão jogando em turno e returno, com as seis melhores equipes se classificando para a fase seguinte, já com as presenças de Botafogo e Treze. Para efeito de rebaixamento, os dois piores colocados no primeiro turno cairão para a Segunda Divisão, o que deixa Botafogo e Treze sem o perigo do descenso.
Futebol paraibano em alta
O futebol paraibano atravessa um bom momento, com o Treze conseguindo se manter na Série C, onde terá a companhia do Botafogo que conquistou o acesso e o título da Série D em 2013. O Campinense, atual campeão da Copa do Nordeste, entra na competição com o objetivo de ser campeão e conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Mas, neste início de temporada, o Campinense faz uma experiência colocando o gaúcho Paulo César Schardong de treinador. Schardong vinha atuando como auxiliar de Oliveira Canindé, que foi campeão da Copa do Nordeste e transferiu-se para o CSA-AL. O elenco também tem jogadores pouco conhecidos, parecendo que o Campinense vai esperar o campeonato engrenar para contratar jogadores mais experientes.
A estreia do Campinense será neste domingo contra o Santa Cruz, em Campina Grande, no estádio Amigão. O Santa Cruz vem trabalhando desde a temporada passada sob o comando do treinador Reginaldo Sousa, bastante conhecido na Paraíba onde já foi campeão estadual com o modesto Sousa.
Três times são novatos na competição
Dos dez times que estiveram na primeira divisão em 2013, Nacional, Paraíba e Cruzeiro cederam lugares para o Santa Cruz de Santa Rita, Queimadense de Queimados e Sport de Campina Grande. As vagas, na verdade eram de Nacional e Esporte de Patos, campeão da 2ª divisão, abriram mão por conta de problemas financeiros.
Destes três novatos, quem parece ter melhor se preparado foi o Queimadense, que tem como treinador Washington Lobo, que jogou em vários times do Nordeste e que tem comandado times médios no Nordeste. O lateral José Wilker, que ficou famoso por ter o mesmo nome do ator global, é a atração do time que nesta primeira rodada recebe o também caçula Sport Campina Grande.
Com pouco recurso e beneficiado com a desistência do Nacional de Patos, o Sport Campina Grande apresentaria como treinador o jovem pernambucano Farges Ferraz. Mas o técnico deixou o clube às vésperas da competição e o time será comandado por Leonildo Dias, que foi o treinador da equipe na segunda divisão.
Ainda nesta primeira rodada, o Sousa enfrentará CSP na cidade de Santa Rita. O CSP tem como treinador Ramiro Souza, com Paulo Junior dirigindo o Sousa. Ambos são poucos conhecidos fora do Estado da Paraíba, sendo que Paulo Junior também vem da segunda divisão pernambucana.
Completando a rodada, o Atlético de Cajazeiras receberá o Auto Esporte.
O Atlético é comandado por Lourival Silva que nos anos 1980/90 foi cabeça-de-área no Náutico-PE, Guarani, ABC-RN e que por vários anos esteve jogando em Portugal. Jazon Vieira, que tem mais atuado como gerente de futebol, é o treinador do Auto Esporte.
Fonte: Da Redação com Futebol Interior